UWC: Entenda o processo de seleção


Uma das escolas mais concorridas e mais apreciada pelos estudantes que desejam cursar o ensino médio, com certeza, deve possuir um rigoroso sistema de seleção para alunos novos. Como leu no título, hoje iremos explicar cada etapa do processo seletivo da UWC.


Caso você não conheça, a United World Colleges é um movimento internacional composto por dezoito colégios espalhados pelo mundo. Nele, os estudantes ingressam no programa residencial dos colégios UWC e moram no campus de cada colégio e convivem por 2 anos com colegas de mais de 80 nacionalidades. Neste tempo, as escolas oferecem o programa acadêmico do International Baccalaureate (Bacharelado Internacional), equivalente à conclusão do Ensino Médio.



Quem pode se inscrever?


Para se inscrever no programa residencial de 2 anos, os estudantes devem possuir entre 15 e 18 anos, estarem cursando o ensino médio, serem brasileiros e morarem no Brasil. Além de não terem chegado à etapa final, caso já tenham participado do processo seletivo em anos anteriores e não terem sido reprovados na escola.


Como iniciar a inscrição?


Para iniciar sua aplicação, é necessário entrar nesse site e preencher o formulário de inscrição, ele irá pedir suas informações pessoais e também irá pedir para que você pague uma taxa, participantes de baixa renda que não tiveram condições de arcar com os custos da taxa podem solicitar a isenção até o dia 01/07. Nesse ano, o primeiro lote de inscrições está cobrando R$ 80,00.


A prova online


Após a primeira etapa (inscrição) eles irão analisar o perfil dos candidatos e convocarão os aprovados para a próxima etapa, a prova online. Nessa prova eles irão analisar seu conhecimento com questões objetivas de múltipla escolha que serão divididas da seguinte maneira: 20 questões de língua portuguesa, 20 questões de matemática, 20 questões de conhecimentos gerais e 10 questões de lógica. Você pode acessar o conteúdo programático da prova clicando aqui.


A entrevista online


Os candidatos que tiverem o melhor desempenho na prova online e na análise dos formulários de apresentação pessoal, serão convidados para realizarem uma entrevista por vídeo chamada com psicólogos e/ou ex-alunos(as). Nesse momento aproveite para contar sua história e como chegou ali, conquiste seu entrevistador!


A etapa final


Todos que passarem da fase de entrevistas, participarão de um fim de semana imersivo, onde estarão sendo avaliados por meio de dinâmicas em grupo, além de realizarem uma outra prova com estrutura semelhante à primeira. Devido a pandemia, ainda não se sabe se essa etapa será realizada presencialmente, porém, em anos anteriores era realizada em São Paulo e a UWC arcava com todos os custos de acomodação e alimentação.


Como se destacar no processo


A UWC deixa bem claro em seu site que está buscando estudantes com curiosidade e motivação intelectual, capacidade para refletir, questionar e confrontar seus próprios valores, disposição de interagir respeitosamente com outras pessoas, capacidade de cuidar de si mesmo e entusiasmo para promover ativamente os valores da UWC. Por isso, leia bem esses tópicos e esteja preparado para demonstrar todos esses valores no processo.


O ponto principal é ser você mesmo e aproveitar a aplicação como uma forma de autoconhecimento, por ser muito concorrido, poucas pessoas passam, por isso, não se cobre tanto e esteja preparado para receber um não, tanto quanto um sim. Lembre-se, ser reprovado não te faz pior, muitas outras oportunidades virão, estude bastante e boa sorte! Conta pra gente nos comentários, qual é a parte mais difícil da application para você?

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo