Buscar
  • Murilo Weissheimer

Tudo sobre o currículo na candidatura para escolas de ensino médio no exterior

Um dos documentos indispensáveis no processo de candidatura para escolas de ensino médio no exterior é o currículo. Para saber o que deve constar nele, a sua estrutura, como escrevê-lo e dicas, continue lendo esta matéria.


Para que serve o currículo


O currículo é o documento que resume o candidato como estudante, onde se encontram suas principais atividades, experiências, conquistas e habilidades. Com este documento a escola tem a primeira impressão do aluno e tem uma percepção sobre o que esperar da sua candidatura. Nesta matéria explicamos brevemente onde ele é geralmente usado.

Como escrever o documento


A fim de resumir o candidato em preferencialmente uma página, o currículo é dividido em algumas seções. Essas podem variar dependendo de cada candidato, mas geralmente são:


Formação: Onde o estudante escreve o que estuda (ensino médio, curso técnico, etc.), a instituição de ensino e a data (completa ou somente ano) de início dos estudos e, se desejar, de conclusão.

Atividades Extracurriculares: Aqui se encontram as atividades que o candidato realiza que não fazem parte das obrigações escolares. Escreva o título da atividade com a função que você exerce nela, a descrição da mesma e o período que foi realizada.

Projetos e Experiências: Separado ou não das atividades extracurriculares, o candidato pode escrever sobre experiências e projetos que criou ou participou, seja por um longo ou curto período de tempo. Igualmente, contém o título da atividade, sua função, descrição e data (no mínimo o ano) de realização.

Prêmios e Honrarias: Nesta seção, o candidato expõe suas conquistas acadêmicas, como colocação em olimpíadas, notas em provas, reconhecimento por alguma ação, prêmios, certificados, entre outros. Deve conter título, data (pelo menos o ano) de emissão e descrição do mesmo.

Publicações: Se você possui artigos acadêmicos publicados, é nesta seção que irá apresentá-los. Aqui também deve constar o título, data (ao menos o ano) e descrição da publicação. Caso prefira, esse conteúdo pode ser colocado junto dos prêmios e honrarias.

Habilidades: O candidato lista nesta seção do currículo as habilidades que possui, tanto comportamentais quanto acadêmicas. Para identificá-las, analise situações que ocorreram na escola ou em atividades que realiza e procure perceber no que você tem facilidade, o que as pessoas ao redor reparam em você e o que você gosta de fazer. Além disso, escreva assuntos específicos que tenha estudado além do que é apresentado no ensino médio comum, junto ao seu nível de conhecimento no mesmo.

Línguas: Podendo ser listada junto ou separado das habilidades, nesta seção informe os idiomas que tenha conhecimento, acompanhado do seu nível de fluência em cada um.


Existem diversas matérias e plataformas na internet que explicam mais sobre o currículo ou disponibilizam modelos, como o Google Docs, Canva e documentos de instituições de ensino (como este abaixo em inglês).

Writing Resumes
.pdf
Download PDF • 260KB

Cada estudante decide como irá organizar seu currículo, quais serão as seções e seus títulos, onde irá encaixar certa atividade, a quantidade de informações que irá colocar, etc. Entretanto, os elementos que qualquer currículo deve ter em comum são a gramática correta e a consistência com o candidato proprietário do documento, aspecto que falaremos a seguir.

O que colocar no currículo


Sendo o currículo um documento que apresenta resumidamente o candidato, é necessário atentar-se a escolha das informações que estarão no documento, pois elas irão formar a primeira impressão que a equipe de admissão terá de você. Reflita sobre a imagem que você gostaria que o currículo passasse como um todo, seja a de que você é um estudante focado numa área e entrega ótimos resultados nela, ou que você é versátil e está envolvido em diferentes campos. Escreva sobre experiências e habilidades que estejam presentes na sua vida atualmente ou há no máximo três anos. Lembre-se, apenas selecione aquelas atividades que você realmente se identifica, sempre observando a coerência do documento.


Como o Prep Change pode ajudar?


O Prep Change acredita que os jovens da América Latina têm um ótimo potencial para conseguir bolsas de estudos e aprovações para estudar no exterior. No programa de 6 meses de mentoria online para estudantes que querem terminar o ensino médio fora do Brasil, nossos mentorados recebem toda a preparação necessária para realizar estes e todos os outros documentos e etapas necessárias nos processos de aplicação. Além disso, os participantes do programa passam a fazer parte de uma comunidade de jovens líderes, obtendo autoconhecimento com esse contato e também em outras atividades.

ENDEREÇO

HORÁRIO

CONTATE-NOS

São Paulo, Brasil

Seg - Sex:

08:00 - 17:00

  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020 por Prep Change

#prepchange (5)_edited.png