Testes de proficiência em inglês: TOEFL, IELTS e Duolingo English Test (DET)

Ao realizar uma aplicação para alguma Boarding School ou até mesmo para alguma universidade, nos deparamos com uma etapa muito importante, o teste de proficiência.


“Mas por que ele é necessário?” Ele é usado para comprovar seu nível de inglês e avaliar seus conhecimentos na língua, por isso é muito importante se sair bem nele. Atualmente temos algumas principais opções de testes: TOEFL, IELTS e o Duolingo English Test. Hoje vamos conhecer um por um, para que assim você consiga decidir qual é o melhor para você.



TOEFL


Um dos exames mais conhecidos é o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Reconhecido nacionalmente e internacionalmente, a maioria dos estudantes escolhem realizá-lo. O TOEFL é dividido em modalidades, por isso é importante ressaltar que hoje iremos falar sobre a IBT (Internet-based Test), que é a versão usada e requisitada em applications.


Para se inscrever e agendar seu exame é muito simples, basta entrar no site do Educational Testing Service (ETS), e verificar as datas e locais disponíveis. O teste possui 4 seções, cada uma valendo 30 pontos, contabilizando 120 pontos no total, são elas: Reading, Listening, Speaking e Writing.


Ao longo da prova você terá diversos exercícios para comprovar esses 4 tópicos, como por exemplo os seguintes tópicos:


● Ler, ouvir e falar em resposta a uma pergunta;

● Ouvir e falar em resposta a uma pergunta;

● Ler, ouvir e escrever em resposta a uma pergunta.


Para realizar o TOEFL serão necessárias 3 horas e meia, sendo separado um tempo específico para terminar cada sessão e 10 minutos para o intervalo. E quando se trata de preparação, no próprio site do ETS são disponibilizados diversos conteúdos para você estudar, como cursos que podem ser adquiridos aqui.


O valor do teste varia de acordo com o país, porém a taxa de inscrição no Brasil atualmente está custando $215 dólares.


IELTS


Sendo o teste mais aceito no mundo todo, o IELTS (International English Language Testing System) se destaca. Assim como o TOEFL, ele também possui algumas modalidades, por isso a que vamos falar hoje é a “IELTS Academic” que é utilizada para ingresso em cursos acadêmicos.


Outro ponto para se prestar atenção é o seu destino, pois se sua intenção for estudar na Europa é recomendado que faça o IELTS, mas se seu destino for os Estados Unidos, por exemplo, a melhor escolha é o TOEFL.


Para se inscrever e fazer o IELTS basta entrar no site da British Council e verificar as datas e horários disponíveis.E assim como o teste que falamos acima, é composto por quatro etapas: Listening (interpretação oral), Reading (interpretação escrita), Writing (redação) e Speaking (conversação).


Você receberá uma nota de 0-9 para cada uma das etapas do teste e o seu certificado mostrará uma nota para cada uma das quatro habilidades e uma média geral.


Uma diferença no momento do Speaking é que no TOEFL essa etapa é realizada com a gravação da sua voz, já no IELTS essa etapa é feita por um entrevistador com horário pré-agendado.


O exame dura 2 horas e 45 minutos, com tempos específicos divididos para cada sessão do teste, e o site da British Council fornece vários materiais de estudo. Esses materiais variam entre simulados até aplicativos de estudo, para mais informações clique aqui.


Já convertido em reais, o teste está custando atualmente R $990,00, o que o deixa próximo ao valor do TOEFL.


Duolingo English Test (DET)


Um teste que vem ganhando bastante destaque ao longo dos anos é o Duolingo English Test. Sendo um exame mais barato e mais acessível, vem sendo cada vez mais reconhecido por universidades e instituições no mundo todo. Para checar quais instituições aceitam o DET, basta entrar nessa lista.


Você pode realizar o teste a qualquer momento e seu resultado sai em até 48 horas, para se inscrever clique aqui.


O exame é constituído por 3 etapas:


Configuração rápida (5 minutos): Uma apresentação que detalha as regras e requisitos do teste para você.


Teste adaptativo (45 minutos): Uma seção que vale nota para avaliar as suas habilidades de leitura, escrita, fala e escuta.


Entrevista em vídeo (10 minutos): Uma seção que grava as suas respostas a questões discursivas.


A nota é calculada em uma escala de 160 que aumenta de 5 em 5 pontos de acordo com a pontuação geral e as pontuações por habilidade de Literacy, Conversation, Comprehension e Production. Ao todo o teste dura em média 1 hora para ser feito.


“Como posso me preparar para o DET?” Para se preparar da melhor forma é realizando os simulados gratuitos que são disponibilizados pelo próprio Duolingo e ler o guia da prova, ambos podem ser encontrados aqui. Além disso, o DET é um dos testes de proficiência mais acessíveis hoje em dia, pois custa US $49 e ainda é possível conseguir isenção desta taxa em vários casos.


”Qual é o melhor pra mim?”


Para decidir qual teste escolher é importante definir seus objetivos, todos os que citamos tem seus pontos positivos e negativos. Por exemplo: se escolher a Europa, o melhor é o IELTS; se estiver buscando um teste que é muito reconhecido e seu foco é os Estados Unidos, escolha o TOEFL; agora se você não está podendo gastar muito e as instituições que você irá aplicar aceitam o DET, pode optar por realizá-lo.


Espero ter conseguido esclarecer as diferenças entre esses testes. Obrigado pela leitura.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo