SSAT e o ISEE: como arrasar

Ao realizar o processo de aplicação para escolas independentes é pedido que o aluno envie algum teste de admissão padronizado, que poderá ser o SSAT (Secondary School Admissions Exam) ou o ISEE (Independent School Entrance Exam). As escolas irão definir qual irão pedir, algumas até aceitam os dois, e é por isso que no post de novo iremos descobrir as características desses testes e a diferença entre eles.



O SSAT


O teste que costuma ser o mais pedido pelas escolas, possui três modalidades: elementary, middle e upper. Para alunos que pretendem entrar no ensino médio nas escolas, será pedido o SSAT Upper e é sobre ele que iremos nos aprofundar mais agora. A prova tem seções de compreensão verbal, quantitativa (matemática) e leitura, além de uma redação não pontuada (opcional e comprada separadamente).


Sessão quantitativa (matemática): possui 50 questões divididas em 2 sessões de 30 minutos (25 questões para cada seção). Ela irá medir seu conhecimento de álgebra, geometria e outros conceitos quantitativos e não será permitido utilizar calculadora para esta seção. Algumas questões irão envolver interpretação de texto e outras não, por isso, considere cuidadosamente como a pergunta está redigida e a maneira como as informações são apresentadas para determinar as operações a serem executadas.


Sessão de leitura: possui 40 questões que deverão ser feitas em 40 minutos. O tamanho dos textos a serem interpretados varia de 250 a 350 palavras. Será apresentado perguntas sobre eles, que irão medir sua habilidade de compreensão. Depois de ler cada texto, você responderá a perguntas sobre seu conteúdo ou sobre o estilo, intenção ou ponto de vista do autor. Em geral, o SSAT usa dois tipos de escrita: narrativa, que inclui trechos de romances, poemas, contos ou ensaios; e argumentativo, que apresenta um ponto de vista definido sobre um assunto.


Sessão de compreensão verbal: possui 60 questões que deverão ser feitas em 30 minutos. Elas irão pedir para que você identifique sinônimos e interprete analogias. As perguntas sobre sinônimos testam a força de seu vocabulário. As perguntas sobre analogia medem sua capacidade de relacionar idéias umas às outras de forma lógica.


Pelo fato da essay ser opcional e um gasto a mais para o estudante, não iremos nos estender muito sobre ela, porém, já seguindo por esse lado, o valor do SSAT é de U$ 287,00 para o nível Upper.


Sabemos que esse valor é muito alto, por isso, caso você não tenha condições de arcar com esse custo, eles recomendam que o estudante solicite uma isenção de taxa ao escritório de admissão da escola para a qual você está se inscrevendo e siga as instruções em ssat.org ao se inscrever para o teste.


O ISEE


O ISEE pedido por muitas escolas americanas tem quatro níveis: Primary level, Lower level, Middle level e Upper level. Seguindo o mesmo modelo do SSAT, alunos que querem ingressar no ensino médio devem fazer o Upper level.


Ele possui uma estrutura parecida com o SSAT mas com algumas diferenças, todos os níveis consistem em cinco seções: raciocínio verbal, raciocínio quantitativo, compreensão de leitura, desempenho em matemática e uma redação de 30 minutos.


Raciocínio verbal: possui 40 perguntas que deverão ser respondidas em 20 minutos. Consiste em duas partes: sinônimos e complementos. Ambas as partes medem o nível de vocabulário e a capacidade de raciocínio do aluno. A seção de sinônimos avalia a capacidade do aluno de selecionar palavras com significados semelhantes entre quatro opções, já a parte de complemento de frase avalia a capacidade dos alunos de completar frases logicamente, escolhendo as palavras corretas entre as quatro opções fornecidas.


Raciocínio quantitativo: possui 37 perguntas que deverão ser respondidas em 35 minutos. O ISEE irá pedir os seguintes temas: números e operações, álgebra, geometria, medição, análise de dados e probabilidade e solução de problemas.


Compreensão de leitura: possui 36 perguntas que deverão ser respondidas em 35 minutos. Contêm seis passagens de leitura, cada uma seguida por seis perguntas. As passagens incluem tópicos relacionados à história, ciência, literatura e vida contemporânea.


Desempenho em matemática: possui 47 perguntas que deverão ser respondidas em 40 minutos. Da mesma forma da seção de raciocínio quantitativo, os temas serão os mesmos.


Redação: será escolhido um tema aleatório e os alunos deverão desenvolver uma redação em 30 minutos.


Atualmente, os participantes que fizerem o teste ISEE com um grande grupo de participantes devem pagar U$ 140,00 em taxa. Já os participantes que optarem por fazer o teste com um pequeno grupo será cobrado uma taxa de U$ 200,00. E para fazer o teste independentemente a taxa é de U$ 225,00.


Para quem não tem condições de pagar o valor, o processo para pedir isenção de taxa é o mesmo do SSAT, as isenções podem abranger testes individuais em um local da Prometric ou testes em grandes grupos em uma escola. Eles não cobrem testes em pequenos grupos.


Qual é o melhor?


É importante ressaltar que devido ao Coronavírus, muitas escolas não estão pedindo testes padronizados. Pesquise bastante as escolas que você irá aplicar e quais testes ela pede (e se são obrigatórios). De qualquer forma, para nós, estudantes internacionais, o SSAT acaba sendo mais viável. Se prepare, pesquise bastante e estude muito, ambos os testes exigem bastante.


Esperamos ter te ajudado a entender um pouco sobre cada um. Coloque nos comentários qual você gostou mais!


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo