Porque você deveria fazer o IB?

Você já ouviu falar no IB? O International Baccalaureate é um currículo de ensino médio aplicado em escolas internacionais espalhadas pelo mundo, e presente em todos os continentes (inclusive na América Latina e no Brasil)

Você já se perguntou quais são as vantagens de cursar o IB? Será que compensa mesmo? Bom, continue lendo para tirar suas conclusões.



De longe, o maior diferencial do IB é o foco em desenvolver o pensamento crítico dos alunos, através da resolução e estudo de problemas complexos. O foco é voltado para o aluno, o que o torna diferente de muitos outros currículos tradicionais. E o desenvolvimento da Consciência Cultural, já que os alunos aprendem uma segunda ou terceira língua, além de conviver com pessoas diferentes de você, o que contribui para a construção de um ser humano pacífico frente às diferenças e multicultural. Tudo isso junto faz com que os alunos tenham um desempenho acadêmico e socioemocional fortemente desenvolvido.

Você aprende a aprender

Mais importante do que aprender na escola, seja sobre as briófitas ou sobre a guerra fria, é importante saber aprender. Alunos autodirigidos gostam de um desafio, gostam de questionar, desenvolvem habilidades de pensamento crítico e se importam com problemas locais, que acontecem onde vivem, e globais, aqueles que afetam a todos. E isso é exatamente o perfil geral que as melhores universidades do mundo procuram em um candidato ideal, além de que desenvolver amor por aprender é uma característica essencial. O programa IB incentiva seus alunos a serem ativos em sua comunidade e levar o aprendizado além da sala de aula e do ambiente acadêmico.

Você se prepara para o ambiente universitário

Se pra você fizer sentido cursar faculdade, estudar pelo currículo IB pode ser um grande aliado para o seu preparo acadêmico. O caminho para ser responsável pelo próprio aprendizado movido pela curiosidade e pela paixão de aprender é o gerenciamento do tempo, uma habilidade aprendida pelos alunos que cursam o IB. Como estabelecer hábitos de estudo, descobrir e desenvolver o método que mais funciona para seu próprio ritmo e processo e resistir às distrações. Ademais, o desenvolvimento de fortes habilidades de escrita, pesquisa, — e como já citei antes— o pensamento crítico, essenciais para o ambiente universitário. Além de ter um entendimento holístico do mundo ao seu redor, se empenhar em atividades de liderança e protagonismo estudantil, trabalhar com professores em pesquisas, serviço comunitário e voluntariado.

Você será multilíngue

Se você for brasileiro, é provável que sua primeira língua seja português, ou seja, além do inglês, com certeza você estudará outras línguas. A maioria das escolas que oferecem o IB tem como primeira língua de ensino o inglês, em raras situações, tem uma segunda língua oficial, como na Costa Rica, nesse caso, o espanhol. Mas em todas as escolas IB, é oferecido outros idiomas, como francês, japonês, mandarim e italiano, além de muitos outros.

Você terá acesso a uma rede de pessoas extraordinárias

Ao fazer parte de uma escola IB, você sempre fará parte de uma escola IB. Esse é um dos poderes de uma comunidade. Com certeza você conhecerá pessoas incríveis no que fazem, e apaixonadas por causas específicas, de todas as idades. Pode ser o seu roommate (se você estudar em uma boarding school), o seu colega, o seu professor, um funcionário, a diretora(o/e), o moço que cuida da horta, ou alguma criança que more perto dali. Você verá que existem muitas pessoas incríveis que dividem o mundo contigo, e verá que talvez não será possível conhecer todo mundo. E após você concluir seus estudos, pode ter certeza que você continuará conectade com essa rede incrível de pessoas.

Você aprenderá que as respostas para suas perguntas estão dentro de você

Saiba que todo ser humano tem um potencial infinito dentro de si, e às vezes a vida pode ser sobre encontrar ferramentas para que possamos explorar todo esse potencial. Ao longo, faremos muitas perguntas, ao outro, ao mundo, a nós mesmos. Mas, o mais incrível é que você verá que as respostas para suas perguntas sempre estão dentro de você, o que precisamos é lapidar nossos diamantes, aprendendo como, e porquê queremos fazer o que queremos fazer.

E se conectar com pessoas pode ser que seja uma dessas ferramentas, estar imerso em um ambiente multicultural e ouvir perspectivas que você nunca viu antes. Aprender a articular seus argumentos, aprender com experiências, e criar memórias que você levará pelo resto da vida, seja boa ou ruim. Crescer e florescer por dentro e por fora.

E aí, gostou deste post? Você acha que vale a pena aplicar para uma escola que ofereça o diploma IB? Deixe nos comentários! Ah, e não esqueça de compartilhar o post e deixar o coraçãozinho!


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo