Buscar
  • Murilo Weissheimer

Personal Statement e Motivation Letter: o que são e quais as suas diferenças

Um dos documentos mais importantes nas candidaturas para estudar no exterior é o Personal Statement ou a Motivation Letter. Explicaremos nesta matéria o que são esses textos, a função deles na candidatura e as suas diferenças.


Personal Statement


Em resumo, o Personal Statement (declaração pessoal, em tradução livre) é onde o candidato se apresenta para a instituição de ensino como pessoa, mostrando além do que já foi exposto em outros documentos da candidatura, a sua essência. A finalidade desta redação é apontar, baseado na sua história de vida - alguma experiência ou atitude - o porquê você deve ser selecionado para estudar na escola em questão.


O objetivo da equipe de admissão com este documento é entender as experiências e acontecimentos que o candidato presenciou anteriormente, conhecendo ele profundamente a partir do que está escrito. A equipe quer selecionar estudantes que se encaixem na escola e nos valores da mesma, tendo certeza de que o aluno poderá tanto se desenvolver individualmente como também agregar na comunidade escolar. Para transmitir isso, as perguntas básicas que devem ser respondidas pelo autor antes de escrever o texto são: Quem sou eu? O que eu quero ser? Que tipo de contribuição eu quero fazer e como? Por que eu devo estudar nesta instituição?


O Personal Statement deve ser coeso, onde todos os aspectos apresentados devem estar bem conectados uns aos outros. Para entender se está indo no caminha certo, veja se você se vê no texto que está escrevendo, pois ele deve transmitir uma imagem geral sobre o candidato como pessoa, estudante e, pensando no futuro, um profissional formado. O texto precisa ser um convite, fazendo com que a equipe de admissão sinta-se cativada a lhe conhecer mais a fundo e, no futuro, pessoalmente. Perceba também que este documento é uma declaração de prioridades, pois o que você escolhe dizer no mesmo conta muito sobre o seu comprometimento e suas prioridades.

Motivation Letter


O Personal Statement e a Motivation Letter (carta de motivação) possuem praticamente as mesmas informações e função na candidatura. A principal diferença é o foco dado pelo autor e a maneira que o texto é organizado. O objetivo deste texto é mostrar a sua motivação para estudar naquela escola e como ela vai agregar nos seus planos e desejos após a sua formação nesta etapa. Aqui, o intuito da equipe de admissão é mais direto, conhecendo brevemente a história do candidato e como ela se conecta com os seus objetivos acadêmicos e pessoais, os quais terão uma atenção maior na redação. Na Motivation Letter, responda perguntas como “Por que você está aplicando para esse programa?” e “O que você espera fazer no futuro e como esse programa se conecta a isso?”, sem precisar necessariamente contar a sua história profundamente.

Como o Prep Change pode ajudar?


O Prep Change, um programa de 6 meses de mentoria online para estudantes que querem terminar o ensino médio fora do Brasil, acredita que os jovens da América Latina têm um ótimo potencial para conseguir bolsas de estudos e aprovações para estudar no exterior. No programa, nossos mentorados recebem toda a preparação necessária para realizar estes e todos os outros documentos e etapas necessárias nos processos de aplicação para estudar o ensino médio no exterior. Além disso, os participantes do programa passam a fazer parte de uma comunidade de jovens líderes, obtendo autoconhecimento com esse contato e também em outras atividades.

ENDEREÇO

HORÁRIO

CONTATE-NOS

São Paulo, Brasil

Seg - Sex:

08:00 - 17:00

  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020 por Prep Change

#prepchange (5)_edited.png