Minha experiência com o YYGS: Matheus Lima

No post de hoje, estaremos compartilhando uma entrevista com o Matheus Lima, que foi aceito no programa Yale Young Global Scholars online, participando do curso de SGC (Solving Global Challenges) durante o verão americano de 2021. Quer saber o que é o Young Yale Global Scholars e como aplicar? Da uma olhada neste post.

Natural de Guarulhos, São Paulo, Matheus Lima tem 17 anos, está no segundo ano do Ensino Médio e foi mentee do prep change no ciclo 2020.2. Matheus é apaixonado por voluntariado, política e projetos para mudar o mundo. Foi aceito no programa de verão YYGS, o qual cursou durante os meses de junho e julho de 2021. Está em dúvida se o YYGS é realmente para você? Então continue lendo este post! :)




Qual curso você escolheu e o que influenciou na sua decisão?

“Eu participei de SGC (Solving Global Challenges) e para tomar essa decisão eu levei em consideração meus gostos pessoais, áreas de interesse e sonhos futuros como base para minha escolha. Depois de pesquisar sobre o curso na página do programa eu pude realmente me sentir conectado, e ao participar tive a certeza deste sentimento.”


Quem pode se inscrever para o programa?

“Para se inscrever no YYGS você deve ter pelo menos 16 anos de idade durante o programa, estar no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio enquanto estiver participando e ter um nível de inglês bom para participar de um programa acadêmico.”


Você aplicou early ou regular decision? Com isso, qual você recomenda?

“Eu apliquei em regular decision. Porém, eu recomendo que apliquem para early, pois você será avaliado com uma menor quantidade de pessoas e os resultados ficam disponíveis mais cedo. Caso a sua aplicação não esteja completa ou você não esteja confortável em enviar em early, recomendo usar o tempo extra e aplicar para regular, pois você pode ter mais chances de ser aceito e confiança no processo.”


O que você mais gostou no programa e em qual parte teve mais dificuldade?

“A parte que mais me chamou a atenção no programa é a diversidade de pessoas, durante o programa eu conheci gente de países que nunca nem tinha ouvido falar o nome, conheci novas culturas e ensinamentos que levarei pro resto da minha vida. Enquanto a parte que eu mais tive dificuldade foi com as leituras obrigatórias do programa, que devido a uma falta de organização, deixei elas acumularem e tive menos tempo para me dedicar para cada uma.”


Você enviou algum dos documentos opcionais? Você recomenda que façam o envio?

“Dos documentos opcionais eu enviei apenas os documentos de ajuda financeira, e recomendo que enviem o máximo de documentos opcionais possíveis, visto que dessa maneira os admissions officers terão mais conhecimento e consciência sobre você - o que faz toda a diferença.”


Sentiu dificuldade durante o processo seletivo?

“Como todo o processo seletivo, o sentimento de estresse e nervosismo são recorrentes, mas para mim o processo de aplicar para o YYGS foi muito leve, como apliquei para regular pude dedicar mais tempo para a aplicação e dividir o mesmo em etapas. A parte mais trabalhosa na minha opinião foi com os documentos de ajuda financeira, onde tive o meu primeiro contato com a maioria deles”.


O programa te ofereceu uma quantidade de bolsa de estudos com a qual você pudesse contribuir?

“Sim, o YYGS é um programa bem generoso, anualmente disponibiliza bolsas de estudos e ajuda financeira para os estudante com base na necessidade de cada um. Eu recebi a Young Leaders Scholarship que cobriu quase 100% do custo do programa”.


Por fim, tem algo que queira acrescentar para os nossos leitores?

“Gostaria de falar para cada um acreditar no seu potencial e ser o mais verdadeiro possível. Além disso, usar todos os espaços para trazer os Admissions Officers para a sua realidade e conectar eles com sua história de vida, isso fará toda a diferença na sua aplicação e resultado final”.


Gostou de saber um pouco de como é participar de um Summer Program tão prestigiado como o YYGS? Então não esqueça de deixar um coraçãozinho e compartilhar o post com seus amigos. Se tiver alguma dúvida sobre o processo, pode deixar nos comentários desse post ou mandar nas redes sociais do Prep Change, que nós faremos o possível para responder.


Até mais!



120 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo