International Baccalaureate (IB) vs British Curriculum (BC)

Surgem muitas dúvidas quando começamos a descobrir a infinidade de opções que as Boarding Schools nos oferecem, e uma delas é a possibilidade de estudar outros tipos de diplomas internacionais. Por isso, no post de hoje iremos te apresentar algumas características e diferenças entre dois diplomas para alunos que estão interessados em aplicar para Boarding Schools: International Baccalaureate e British Curriculum.


O que é International Baccalaureate?


Para sermos mais específicos, IB é uma fundação sem fins lucrativos com sede em Genebra que oferece 4 tipos de programas educacionais, e entre eles está o International Baccalaureate Diploma Program, que consiste em um programa educacional de dois anos voltado principalmente para jovens de 16 a 19 anos ao redor do mundo. Esse diploma é oferecido em escolas de 140 países e pode ser encontrado em um dos três idiomas: inglês, francês ou espanhol. Por exigir que o aluno se comprometa e ser um diploma de prestígio, acaba que muitas universidades dão grande valor para quem tem esse aspecto no currículo.


O que é o British Curriculum?


O currículo britânico é um sistema educacional que oferece aos alunos uma introdução aos conhecimentos essenciais de que precisam para ser cidadãos instruídos. Além disso, apresenta aos alunos o melhor que foi pensado e dito e ajuda a gerar uma valorização da criatividade e das realizações humanas. Ao mesmo tempo, inclui uma série de objetivos mensuráveis ​​e alcançáveis, cada um visando preparar os alunos em algum aspecto para seus trabalhos futuros, sendo um dos mais conhecidos e altamente conceituados currículos no mundo da educação internacional.


Como o IB surgiu?


Quando Marie-Thérèse Maurette escreveu "Educational Techniques for Peace. Do They Exist?" em 1948, ela criou a estrutura para o que viria a se tornar o Programa de Diploma IB. Em meados da década de 1960, um grupo de professores da International School of Geneva (Ecolint) criou o International Schools Examinations Syndicate (ISES), que mais tarde se tornaria o International Baccalaureate Office (IBO), seguido pela International Baccalaureate Organization (IBO) e que, após isso, surgiria o International Baccalaureate (IB).


Como o BC surgiu?


O primeiro Currículo Nacional estatutário foi introduzido pelo Education Reform Act 1988 por Kenneth Baker. Porém, em 2010, após sua nomeação como Secretário de Educação, Michael Gove encomendou um painel de revisão de especialistas para definir uma nova estrutura para o Currículo Nacional da Inglaterra.


Em 2013, o governo produziu um projeto de Currículo Nacional. Devido aos curtos prazos de introdução, o currículo foi introduzido apenas para certas disciplinas e grupos do ano em 2014, e que só se tornaram estatutários em setembro de 2015. Da mesma forma, as disciplinas principais no Key Stage 4 (14-16 anos) foram introduzidas ano a ano a partir de setembro de 2015 para Inglês e Matemática, e setembro de 2016 para Ciências.


Qual currículo é o melhor para mim?


É importante que você pesquise bastante cada diploma a fundo, para ver qual tem mais a ver com seu estilo pessoal. Entretanto, para te ajudar um pouco vamos explorar alguns pontos específicos desses currículos.


Se você é uma pessoa mais tímida e introvertida, pode não gostar do IB. Por outro lado, as escolas britânicas são conhecidas por lecionar em turmas pequenas, o que pode beneficiar alunos que têm dificuldade em desenvolver interações com seus colegas. No entanto, se você estiver procurando por um desafio mais acadêmico, o IB oferecerá uma escolha mais ampla de disciplinas do que o tradicional currículo britânico.


Acaba que nas escolas britânicas os professores vão dedicar tempo para uma atenção individualizada e para um suporte com necessidades especiais, se necessário. Mas, para alguns alunos que buscam esse tipo de sistema escolar, isso pode não ser suficiente para representar um desafio acadêmico.