• Millena Xavier

Humans of Prep Change: Conheça Arthur Gasparetto

Arthur tem 15 anos e nasceu em Nova Prata-RS. Ele foi Prep Changer no ciclo 2020.02 e vai cursar o pré-IB numa escola da Dinamarca chamada Grenaa Gymnasium. Continue acompanhando essa entrevista para conhecer melhor o Arthur :)


Quando você decidiu que queria estudar no exterior e estava disposto a se dedicar ao processo de application?


Eu estava pensando em fazer um intercâmbio de 1 mês na Inglaterra ou Suíça, mas então assisti um vídeo da Louise no YouTube e, fiquei encantado pela forma de ensino em uma boarding school. Absolutamente! No momento que fui aprovado no Prep Change, minha rotina mudou drasticamente. O meu foco na época era “Application”, Escola e Filantropia.


Seus pais te apoiaram sempre ou você teve que convencê-los? Tem alguma dica para aqueles jovens nos quais os pais não permitem ao filho sair do Brasil para terminar o ensino médio?


Desde pequeno fui motivado a seguir meus objetivos, e ao crescer, meus pais perceberam meu interesse em diplomas internacionais. Sendo assim, eles sempre me apoiaram! Minha dica para jovens que querem estudar fora e os pais não apoiam, não é bem isso, talvez eles só não compreendam a ideia e querem ter seu filho em segurança. Então, ao invés de falar, mostre tudo para eles, desde sua “school list” até “virtual tours” pelas escolas.


Arthur, quando você descobriu o prep change e percebeu que era a oportunidade certa pra você?


No momento que vi um vídeo da Louise Ferreira! Naquele momento, percebi que havia a oportunidade de estudar no exterior por “conta própria”, sem ter tudo “pronto” por uma agência de turismo. Além de, ter a chance de estudar em escolas renomadas.


O que mais te surpreendeu na primeira semana sendo Prep Changer?


A comunidade, sem via das dúvidas! Nos primeiros momentos percebi que o Prep não era “somente” uma mentoria, mas sim uma comunidade poderosa de jovens envolvidos em suas comunidades. As “Prep parties” e “Conversation Calls” realmente me surpreenderam e ajudaram na construção de laços de amizade entre todos, o que facilita a dedicação durante os 6 meses.


Qual foi a parte da application que você mais gostou? E a que menos gostou?


Entrevistas! Apreciei muito conversar com “admissions officers” ao redor do mundo e poder contar um pouco mais da minha trajetória, desde minha comunidade local até projetos sociais internacionais, além de conhecer novas culturas. De outro lado, a parte de “Parents Statement” me desafiou um pouco, pois foram mais de 30 “redações” que meus pais precisaram escrever e eu traduzir. Aproveitando essa parte, é essencial o planejamento de cada detalhe da “application”, pois eu não imaginava que esses documentos familiares me deteriam tanto tempo.


E sobre o Prep Change, quais foram os momentos mais marcantes que você viveu nessa comunidade linda?


A graduação, sem dúvidas, foi a parte mais especial! Naquele momento, acredito que todos se emocionaram, pois foram meses de trabalho árduo para colher resultados que iriam mudar as nossas vidas. Um agradecimento especial para a Maria Nunes, que fez um vídeo encantador relembrando os melhores momentos do Prep e para Helena Garcia, uma escritora genuína, que através de palavras, expressou o que muitos não conseguiam falar. Outro momento que me marcou foi uma call com o Maria Carolina Zensen-Simões — minha dedicada mentora — onde estávamos discutindo sobre uma essay do Latin American Leadership Academy (curso de verão que fiz em fevereiro de 2021) e, naquele momento, descobri paixões pessoais que jamais havia cogitado na vida, e que hoje, sei que fazem parte da minha essência.


Em quais escolas você passou? Onde vai estudar e por que escolheu essa?


Eu fui aprovado na Asian Pacific International School (Hawaii), Northland Scholars Academy e Grenaa Gymnasium. Além disso, eu sempre quis estudar o IB, mas, não tinha idade suficiente, então decidi ir para a Dinamarca (Grenaa) para cursar o pré-IB. Então, este ano estou embarcando para Europa para cursar a 10th grade.


Já estamos chegando ao fim :( Dê um recado pra quem sonha em ser mentee do Prep Change e ser aprovado nas escolas e programas mais renomados do exterior.


Defina bem seus objetivos e seja extremamente organizado! Acredito que isso seja a fórmula para o caminho de sucesso em qualquer coisa. Ademais, para “application”, não tenha medo de mostrar quem você é, siga suas paixões e não se baseie em “fórmulas” de outras pessoas, pois as escolas mais renomadas querem pessoas únicas, com paixões genuínas. Você sempre deve inovar e demonstrar paixão, liderança e impacto!


Essa foi a nossa entrevista. Quer mais? Curta esse post e comente abaixo qual a próxima pessoa que você deseja conhecer melhor nessa série Humans Of Prep Change ;)


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo