• Ana Carol

Financial Aid Process: Como Conseguir Bolsas de Estudo

Todos nós concordamos que o processo de application já é uma carestia por si só. Mas e depois que nós recebemos as nossas cartas de aceitação? O que acontece? Bom, muitos aplicantes não almejam somente a aceitação, pois do que adianta uma aceitação na dream school e não ter dinheiro suficiente para conseguir bancar depois? E é aí que entram as scholarships e financial aids.


As scholarships, são as famosas bolsas de estudo que a maioria já conhece e sabe para quê elas servem. Elas podem ser bem generosas, chegando a cobrir todos os seus custos, até mesmo a sua passagem aérea - a tão sonhada full-ride - e há também aquelas que só pagam parte dos seus custos, como a full-tuition. Mas e o financial aid? O que são? O que fazem? Onde habitam? Como conseguir? Confira nesse post!



Mas afinal, o que é o famoso Financial Aid?


O Financial Aid é uma ajuda financeira que você pode receber da escola ou de alguma outra instituição que apoie estudantes para ajudar a pagar os custos dos seus estudos. O Need-based Financial Aid é uma ajuda financeira oferecida de acordo com a renda da sua família. Há também o Merit based Financial Aid, uma ajuda financeira que é oferecida baseada em mérito, no reconhecimento de um talento ou em uma realização específica. Há várias formas de ganhar um financial aid desse tipo, e não somente por desempenho acadêmico; é possível ganhar um auxílio financeiro desse tipo por se destacar em atividades artísticas, esportivas ou científicas.


Maneiras de Conseguir um Financial Aid


Como foi dito anteriormente, existem várias formas de se obter um auxílio financeiro para bancar os seus estudos no exterior. Mas agora iremos nos aprofundar mais um pouco e citar algumas maneiras mais específicas.


  • Aplicando para Financial Aid


Um dos jeitos de conseguir o seu precioso Financial Aid, é preenchendo um formulário com informações socioeconômicas normalmente oferecido pela escola após, ou durante a aplicação (depende da escola!). O formulário mais utilizado é o SSS Profile, que se trata de uma plataforma em que você pode colocar suas informações financeiras para que as escolas possam entender o quanto de ajuda financeira você precisa.


  • Obtendo o Auxílio Diretamente

Algumas escolas já te informam o quanto de auxílio financeiro você obteve já na sua carta de aceitação, te informando se foi por mérito ou necessidade; e caso não seja o suficiente, você poderá negociar com a própria escola posteriormente, por meio de e-mail. Porém, para receber esse auxílio financeiro, é necessário preencher o SSS Profile.


  • Programas de Bolsa e Auxílio


Existem alguns programas que podem cobrir boa parte dos seus custos. Programas de mentoria, por exemplo, tanto alguns gratuitos como os pagos podem se oferecer para pagar uma parte de seus custos, seja por mérito ou necessidade.


  • Bolsas Externas


Além de tudo isso, existem ainda as bolsas externas, que são bolsas bem competitivas que consistem em, basicamente, um processo de aplicação parecido com o que você fez ou fará para as boarding schools. A aplicação para bolsas sempre cobram algumas essays e outros requerimentos, então é bom ficar atento na hora de aplicar!




E aí? Curtiu o nosso post? Ainda tem alguma dúvida sobre todo esse processo acerca do financial aid? Conhece outro método de garantir um financial aid? Então deixe nos comentários! Não esqueça de compartilhar esse post com algum amigo que também tem dúvidas sobre essa parte da application, e não esqueça de deixar o coraçãozinho no post!


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo