Extracurriculares online de casa


Com a pandemia do Corona Virus, passamos a maioria do nosso tempo em casa respeitando o distanciamento social, por esse motivo atividades extracurriculares feitas online se tornam cada vez mais comuns, mas a questão é: elas são aceitas tanto quanto as realizadas presencialmente?


A resposta para essa pergunta é: sim! As escolas e universidades estão cientes da situação que estamos vivendo e se sua atividade for relevante, não fará muita diferença a forma que foi feita, por isso hoje iremos te dar algumas dicas para achar essas oportunidades online e fazê-las brilhar no seu currículo.



Se adapte!


Caso você possua algum projeto em sua cabeça ou algo que estava em desenvolvimento antes da pandemia, torne ele online. Organize uma forma bacana para manter o projeto funcionando remotamente até tudo se normalizar.


Pesquise atividades online


Existem muitos sites online que divulgam essas oportunidades para estudantes, o segredo é ficar sempre atento às redes sociais, de vez em quando aparece algo bem legal.


Para ver se é algo sério e de seu interesse, pesquise mais sobre antes de se inscrever, veja relato de pessoas que já participaram da atividade escolhida, leia o edital e verifique o site do projeto, dessa forma você terá certeza de que está se inscrevendo em algo que vale a pena.


Aproveite para se preparar para o ano que vem


Mesmo que por enquanto tudo esteja sendo feito online, provavelmente ano que vem tudo começará a voltar ao normal, por isso, se prepare para as inscrições, busque programas que abrirão para participação presencialmente e como é feita a application deles.


Fique de olho nos prazos, geralmente os programas abrem as inscrições no final do ano!


Vantagens de extracurriculares online


É fato que tudo ficou mais complicado com a quarentena, mas porque não usar isso a seu favor? Aproveite esse momento para mostrar sua liderança criando seu próprio projeto online, participando de outros projetos, se inscrevendo em cursos online, ou até mesmo participando de olimpíadas realizadas online.


Outra vantagem é a locomoção, você não precisará ir até o local, o que tornará tudo mais prático, por outro lado, a oportunidade de conhecer outras pessoas presencialmente e viver a experiência de algo feito pessoalmente será deixada de lado.


Idéias de atividades online


Existe uma infinidade de opções para fazer online, entre elas:

  • Ser voluntário em um projeto online

  • Ser mentor de algum tema online

  • Participar de competições acadêmicas online

  • Aprender a tocar algum instrumento

  • Desenvolver seu próprio projeto online

  • Iniciar um projeto científico remotamente

  • Criar um jornal online para sua escola

  • Participar de cursos online

  • Participar de workshops online


A lista é grande e ainda tem mais outras milhares de possibilidades, o segredo é pesquisar!


Como torná-las relevantes


O mais importante é participar do que você se identifica e sempre dar o seu melhor, demonstre protagonismo, impacto e liderança em tudo o que você for fazer, dessa forma as escolas irão ver seu empenho e dedicação e avaliarão todo o conjunto, muitas vezes deixando de lado o fato de ser online. A maioria dos estudantes também estão fazendo tudo online, você não está sozinho!


Estamos vivendo um momento complicado, por isso não se desespere e mantenha a calma, cuide da sua saúde mental e faça tudo no seu tempo, esperamos que logo tudo volte ao normal, mas enquanto isso, vamos fazer nossa parte ficando em casa e tomando os devidos cuidados. Esperamos ter ajudado você a descobrir novas formas de realizar suas atividades, comente o que achou aqui em baixo!


108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo