Experiência na LALA

É muito provável que você já tenha ouvido falar da LALA, mas afinal, do que ela se trata? A Academia Latino-Americana de Liderança é uma instituição sem fins lucrativos que, por meio de diversos programas, busca empoderar e desenvolver a juventude latina que está interessada em causar algum impacto em sua comunidade.


Para fazer isso acontecer, a LALA possui um enorme ecossistema onde você pode encontrar bootcamps, materiais, cursos, estágios e mais outras milhares de oportunidades.

Como posso ser parte desse ecossistema?


Para adentrar na LALA, você precisa primeiramente ser aceito e participar dos famosos Bootcamps, que por conta da pandemia estão acontecendo online e sendo denominados V-Camps. É a partir deles que você tem acesso às oportunidades internas da LALA, como a Academia, que dura 3 meses e acontece presencialmente em Medellín, na Colômbia.


O que são os Bootcamps (ou V-Camps)?


Falando tecnicamente, eles se tratam de uma semana intensiva onde jovens líderes de 14 a 20 anos terão acesso a ferramentas, apoio e treinamento que os levarão a refletir sobre sua comunidade e a si mesmos. Eles são oferecidos em três idiomas: português, espanhol e inglês.


Atualmente o custo total de participação nos V-Camps é de US$500, porém a LALA oferece bolsas de estudos e analisa a situação econômica de cada candidato, por esse motivo os candidatos com renda mais baixa têm mais probabilidade de receber bolsas de estudo do que os candidatos com renda mais alta.


Atenção: atualmente as inscrições para os V-Camps estão abertas e só vão até dia 6 de fevereiro.


Se você pedir para um ex-camper te explicar em palavras como é a experiência do Bootcamp da LALA, pode ter certeza que ele terá grandes dificuldades em resumir essa experiência em apenas uma denominação.


Isso porque os Bootcamps são uma mistura de diversos aprendizados, que não acontecem como em um curso tradicional. Os alunos da LALA interagem muito e criam conexões muito profundas com sua comunidade ao longo do Bootcamp. Eles aprendem a ouvir o que os outros têm a dizer e a entender seu propósito de mudança.


Como posso me inscrever no Bootcamp da LALA?

Para se inscrever é necessário preencher um formulário online onde você terá que colocar seus dados básicos, algumas redações e um vídeo. Porém, não se desespere quando falamos "algumas redações", o que a LALA quer é apenas te conhecer, por isso, basta ser sincero e contar sua história!


Após o preenchimento deste formulário, os alunos que forem aceitos nesta primeira etapa serão convidados para realizar uma entrevista. A melhor dica para esse momento é que você mantenha a calma, não pense em como a LALA gostaria que você fosse e sim em quem você é. Obs: as entrevistas são realizadas no idioma que você escolheu realizar o Bootcamp.


Por último, os alunos pré-finalistas receberão um email com uma carta de aceitação ou rejeição.


E depois dos Bootcamps?


A boa notícia é que os Bootcamps são apenas o começo da sua jornada na LALA! Depois dele você será oficialmente um LALumni e já estará fazendo parte do ecossistema. Nele você encontrará um suporte completo e oportunidades incríveis de desenvolvimento. Alguns exemplos são:


A Academia: um programa de 3 meses em Medellín na Colômbia para alunos que já terminaram o Ensino Médio. Os alunos terão acesso a uma seleção de cursos como Reformando a História e Atualidades, mentorias, estágios e mais diversas experiências de aprendizado.


Programa de incubação: se trata de um programa que dura 2 meses e tem o objetivo de apoiar LALumnis que querem desenvolver seus projetos em andamento. Para isso, eles terão acesso a ajuda financeira, desenvolvimento de soft skills, networking, melhoramento de ideias e mais outros auxílios.


Dicas para sua inscrição


Agora que você já entendeu um pouco sobre todo esse mundo da LALA, vamos te dar algumas dicas para que você consiga melhorar sua aplicação para os V-Camps.


Saiba seus valores: antes de tudo observe se seus objetivos e valores se alinham com o da LALA, para isso, explore o site e leia o guia de candidatura onde você terá acesso a várias dicas.

Seja sincero: é comum que às vezes tenhamos a síndrome do impostor que faz com que diminuamos nossa história e conquistas, mas vamos te contar uma coisa: toda história é especial! A LALA quer te conhecer, quer ouvir o que você tem a dizer, não somente suas conquistas mas também as dificuldades que você superou e te trouxeram até aqui.


Faça um brainstorm em um documento google: assim que iniciar sua inscrição leia os prompts das redações e anote suas ideias iniciais. Vá anotando sempre que surgirem novas e depois faça uma seleção das melhores, depois disso você poderá finalmente escrever uma redação que une todas as suas idéias!


Por último, mantenha a calma! Sabemos que a espera pelos resultados pode causar ansiedade e resultados negativos nos deixam chateados, mas você pode aplicar pra LALA mais de uma vez e se for a hora certa de você participar do V-Camp temos certeza que o resultado será positivo.


Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco sobre a LALA, parceira incrível do Prep Change e que possui diversos Prep Changers como LAlumnis.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo