Estados Unidos ou Canadá: Qual o melhor país para estudar?



O seu sonho é estudar na América do Norte? Você já assistiu algum filme que se passa lá e ficou se imaginando pegando um ônibus amarelo, trocar de sala quando o sinal bate e ser cheerleader ou jogador de beisebol? São algumas dessas características que representam muito bem o sistema de ensino da América Anglo-Saxônica. Mas será que você prefere os 🗽Estados Unidos ou o 🍁Canadá? Se você ainda não sabe, este post pode te ajudar.

🍁 Como é estudar no Canadá?

O Canadá é um dos países mais seguros do mundo com uma qualidade de vida super elevada. As línguas oficiais são o inglês e o francês, sendo assim, essas línguas estarão no seu currículo acadêmico.

Uma grande parte do Canadá está congelado, por isso a maior concentração de pessoas está ao Sul, e mesmo com o clima congelado, tem paisagens incríveis de tirar o fôlego, principalmente pela Tundra, um bioma local que passa a maior parte do ano congelado.

O ano letivo começa em meados de Setembro e termina entre Abril e Maio. O sistema de notas é bastante diferente do Brasil, onde a escala não é de 0 a 10, mas sim por letras (A,B,C,D,F).

Existem muitas extracurriculares oferecidas, entre eles clubes e esportes, principalmente o hóquei e o beisebol, e claro cheerleaders. Algumas escolas podem oferecer o currículo IB, International Baccalaureate, enquanto outras não, isso depende de escola para escola.

As escolas também têm um sistema de casas, onde cada aluno participa de uma casa, o que ajuda a criar um senso de comunidade, entretanto, a maioria das escolas selecionam seus alunos aleatoriamente, já que os chapéus seletores ainda não são fabricados.

O Canadá é um país conhecido por ser muito amigável a estrangeiros imigrantes, por isso é comum ver pessoas de diferentes países, e é claro que não seria diferente com o Brasil. Atualmente moram muitos brasileiros no Canadá, mas claro que depende para onde você está indo, porque não são em todas as cidades que você irá conhecer um brasileiro, mas pode ser que seu colega seja do mesmo país que você.

🍁 O dia a dia em uma Boarding School Canadense

No Canadá as aulas começam em torno das 8h e 8h30 da manhã. As salas de aula costumam ser com poucos alunos e interativas, e há intervalos entre um período e outro. Durante a tarde, em algumas aulas tem mais aulas acadêmicas, enquanto em outras é o período que os alunos participam de atividades extracurriculares ou aulas “diferentes”, como aula de dança, aula de mandarim, participar de uma reunião de um clube ou fazer uma simulação da ONU, nesse período os alunos também fazem tarefas, trabalhos e estudam para provas.

No fim de tarde, os alunos jantam (sim eles jantam cedo em torno de 17h ou 18h), e fazem outras atividades, participam de um evento, em algumas boardings perto da época de provas, algumas escolas oferecem os midnight breakfast, ou seja o refeitório fica aberto a madrugada já que grande parte dos alunos estarão estudando.

Em boardings schools há um toque de recolher, o de ter que estar no seu dormitório até determinado horário, e em alguns casos, um horário para apagar as luzes.

🍁 Cultura Canadense

Há muitos feriados importantes na cultura canadense, um dos mais importantes é o Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças, e é amplamente comemorado. As famílias sempre fazem uma ceia com bastante comida, com peru recheado, Poutine (uma comida típica franco-canadense, batatas fritas com queijo coalho e molho de carne) e panquecas para o café da manhã com Maple Syrup (conhecido como xarope de bordo, feito da Maple Tree, a árvore da famosa folhinha que representa o Outono 🍁), e doces feitos de abóbora, já que é a fruta da estação.

A maioria das datas comemorativas é feriado, portanto não há aula, os alunos podem optar por ir para casa comemorar com a família ou ficar na escola, que podem aproveitar um banquete feito para os alunos. Algumas escolas como em Bronte College, os alunos têm a tradição de escrever bilhetes anônimos desejando o melhor para seus colegas e professores, enquanto em Lakefield College, os alunos que ficam na escola fazem festa do pijama e assistem filmes, além de criar um mural de gratidão com toda a escola.

No Natal, há um break de duas semanas, onde a maioria dos alunos vão para casa. Em algumas boardings por se situarem no meio rural perto de florestas, é muito comum enfeitar um pinheiro de verdade para decorar a escola com luzes e cores.

No Halloween, os alunos se vestem com fantasias, e costumam ir de dormitório em dormitório pedir doces, em alguns acontecem festas também, e até casas assombradas. Os alunos também têm o costume de fazer um concurso de abóbora, onde cada aluno escolhe uma abóbora e a enfeita, a abóbora mais criativa ganha doces de graça. A mesma coisa acontece com as fantasias, onde nas festa há um concurso de fantasia mais assustadora, como acontece em Ashbury College.

🗽 Como é estudar nos Estados Unidos?

O ano letivo também começa entre Agosto e Setembro e termina entre Abril e Maio. O sistema de notas pode variar entre o de letras (A,B,C,D,F) e o de 0 - 4. Uma característica muito comum do sistema de ensino estadunidense é que ao trocar de aula, não são os professores que trocam de sala e sim os alunos, ao contrário do Brasil, não é?

Extracurriculares não faltam, existem diversas opções, como clubes de debates, artes, simulações e eventos da escola. Os Estados Unidos tem uma cultura mais forte em relação a Athletes, o esporte muitas vezes faz parte da cultura do campus e da vivência escolar, isso também varia de uma escola para a outra. Beisebol, futebol americano e basquete são os mais jogados, e claro as cheerleaders não podem faltar.

Grande parte das escolas também tem um sistema de casas com objetivo de aproximar mais as pessoas e criar o sentimento de pertencimento a uma comunidade, mas também são escolhidos aleatoriamente.

Algumas escolas oferecem o sistema IB, mas não são todas. Algo muito comum são as AP Classes ou Advanced Placement, uma modalidade de aulas oferecida apenas nos Estados Unidos. São basicamente aulas aprofundadas e mais difíceis, em um nível já universitário, o qual as faculdades costumam apreciar se um aluno fez determinadas APs e seu desempenho, pois já demonstra um prévio interesse em uma área, e que aquele aluno é competitivo e se daria bem em um ambiente universitário.

Os Estados Unidos é um país bem conhecido pelos brasileiros, portanto muitos moram lá, mas também depende da região, em regiões onde o clima é mais quente, acaba sendo mais comum ter um número alto de brasileiro, como na Flórida e na Califórnia. Em estados mais frios como Michigan e Oregon costumam ter menos brasileiros.

🗽 O dia a dia em uma Boarding School Estadunidense

Nos Estados Unidos as aulas costumam começar às 8h30 e acabar às 15h, com horário de intervalo entre as aulas e horário para o almoço. As salas de aulas, principalmente se for de boarding, são compostas por turmas pequenas e espaço para ser mais interativo entre os alunos e o professor. Uma curiosidade é que na maioria das escolas os alunos não usam uniforme, isso em escolas públicas, em escolas privadas como as Boardings há uniforme.

Após as aulas, os alunos têm uma ampla opção de o que fazer, eles podem ir para reuniões de seus clubes, ir para o treino de algum esporte que pratica, fazer um trabalho voluntário ou ensaiar com a banda da escola.

No período da noite, os alunos jantam e muitos, principalmente em período de provas, vão para a biblioteca estudar, em finais de semana os alunos são permitidos a sair, claro que com a permissão da escola, e podem conhecer outras cidades. Em algumas escolas há transporte gratuito, em outras não. Também há o toque de recolher, ou seja, em determinado horário todos devem estar em seus dormitórios.

🗽 Cultura Estadunidense

Feriados na cultura estadunidense não faltam, o Natal é com certeza um dos mais conhecidos pelos estrangeiros, mas pra eles não é exatamente o mais importante. O 4th July, pode ser considerado um dos mais importantes, o dia que comemora a Independência Americana. Nesse dia é feriado nacional, as pessoas saem na rua vestidas de cores azul, vermelha e branca, com as cores da bandeira, e fazem festa, carreatas, e acontecem muitos eventos e um discurso do Presidente. Nas boarding school, por ser feriado não há aula, mas a maioria dos alunos não voltam pra casa, elas ficam no campus e comemoram junto com os outros alunos, em Deerfield Academy há uma tradição de fazer quizzes de perguntas e respostas sobre a história dos Estados Unidos enquanto os alunos de Montverde Academy participam de um evento na escola com comidas de graça como cachorro quente, limonada, barbecue (churrasco típico) e milho grelhado na espiga, e ao final do dia assistem fogos de artifício.

Outro feriado muito famoso nos EUA é o Halloween, que acontece no mês de Outono e a fruta da estação é a abóbora, por isso as decorações temáticas são abóboras. Em Choate Rosemary Hall, é uma tradição os alunos decorarem seus dormitórios, assim como todo o campus é enfeitado, principalmente as bibliotecas, que por serem antigas dão um ar misterioso e assustador, perfeito para o Halloween. Nem todos os alunos pedem doces, a maioria participa de festas de fantasias, como se fosse um baile de dia das bruxas, por isso o nome Spooky Prom.

Um feriado muito comum em escolas estadunidenses é o Headmaster 's Holiday, ou Feriado do Diretor, onde em um dia específico do ano, o Diretor da escola fica de folga e junto toda a escola.

Em algumas escolas que são filiadas a alguma religião, ir a eventos religiosos pode ser obrigatório para os alunos, como em St. Lawrenceville School.

Como é o processo de application?

A application para estudar nos Estados Unidos ou no Canadá é muito parecida, a variação acontece apenas de escola pra escola, que pode ter deadlines diferentes, e critérios de avaliação diferentes. Algumas coisas que você precisa saber é que o currículo americano e canadense podem ser um pouco diferentes, já que as escolas no Canadá terão francês como aula obrigatória, enquanto nos EUA essa pode ser uma aula opcional. Além disso, o currículo acadêmico de algumas matérias podem ser diferentes também, como por exemplo em História, nos EUA, terá um grande foco na história do país e cultura inglesa, enquanto no Canadá, será voltado para o próprio país com foco em cultura inglesa e francesa.

Em relação a bolsas, os EUA costuma ser mais generoso e dar mais bolsas de alta necessidade financeira, enquanto o Canadá costuma ser mais criterioso e raro dar uma full ride para um aluno, principalmente se for internacional.

O processo de visto também é um pouco diferente, nos EUA esse processo sai mais caro, é mais burocrático e exigente, porém é menos demorado do que no Canadá, que costuma ser mais barato, também é burocrático, e leva mais tempo para ser concluído. Inclusive o dólar canadense ser mais barato para os brasileiros do que o dólar americano é uma vantagem já que o processo de application e de visto sairá mais barato comparado ao dólar americano.

Qual é o melhor pra você?

A resposta para essa pergunta depende apenas de quem vos lê. Aliás, só você sabe o que é melhor pra você. Pense em quais são suas prioridades, se pra você é importante ter uma comunidade de brasileiros por perto, se você gostaria de aprender francês também, ou se prefere cursar aulas AP?

E aí, pra qual país você prefere ir? Conta pra gente aqui nos comentários! Gostou? Então compartilhe com os amigos, e não esqueça de deixar o seu coraçãozinho! ❤️

Até a próxima!


64 visualizações0 comentário