Entenda como funciona os processos de candidatura padronizados

Assim como acontece nas universidades norte americanas, algumas escolas de ensino médio no exterior possuem uma plataforma de candidatura padronizada unificada. Entenda a seguir como elas funcionam e o que muda em comparação com o processo de candidatura tradicional.


Qual a diferença comparado à candidatura tradicional?


O processo tradicional de candidatura para escolas de ensino médio no exterior, que explicamos passo a passo nesta matéria, é composto por diversas etapas e envolve muitos documentos. Geralmente, o candidato aplica para várias escolas, tornando o processo extremamente cansativo. As plataformas de candidaturas padronizadas, como SAO, Gateway to Prep Schools e Ravenna foram criadas para simplificar este processo. Nelas, o candidato completa a candidatura de múltiplas escolas em um só lugar, usando os mesmos formulários e documentos para a maioria delas, tornando o processo de candidatura bem mais rápido e prático. Neste tipo de processo, as etapas não variam muito de escola para escola, seguindo geralmente os passos que iremos explicar a seguir.


Perfil do Candidato


Ao se cadastrar nas plataformas de candidatura padronizada, a primeira etapa que deverá ser realizada é o preenchimento das suas informações pessoais e acadêmicas, como: nome, endereço, nacionalidade, interesses extracurriculares, escola atual, ano escolar, nome dos pais, nome dos professores, entre muitos outros dados. Essas informações ficarão salvas no seu perfil e serão automaticamente utilizadas nas candidaturas de todas as escolas que o candidato estiver aplicando.


Pagamento da Taxa


Nessas plataformas, na maioria das vezes, também podem ser pagas as taxas de aplicação das escolas juntamente com a taxa administrativa da plataforma. É possível pedir isenção desta taxa diretamente com a escola e adicionar o código de desconto na área de pagamento, podendo também ser isenta a taxa administrativa.


Exames Padronizados


Logo depois, vão ser exigidos as suas notas em exames padronizados, como o SSAT e o TOEFL ou Duolingo English Test. O ideal é realizar essas provas antes de preencher a candidatura, pois é necessário uma longa preparação para elas e um agendamento com antecedência, além de pagamento de taxas.

Entrevista e Análise Financeira


Estas são algumas das únicas etapas que, na maioria das vezes, precisam ser realizadas diretamente com a escola. Na entrevista, o candidato entra em contato com a direção e agenda a reunião com a equipe de admissão, podendo ser realizada tanto online quanto presencialmente. Já a análise financeira pode variar de acordo com a escola, mas em geral é solicitado o preenchimento de um formulário econômico e registros financeiros, a fim de entender a sua situação econômica.


Preparação dos Documentos


A próxima etapa é preparar os documentos exigidos, que podem variar de acordo com a escola, mas geralmente são: uma ou mais pequenas redações de diferentes tópicos pessoais dados pela escola; um registro das suas notas escolares em anos anteriores; e, às vezes, um formulário sobre você preenchido pelos seus pais.


Cartas de Recomendação


Diferente dos processos tradicionais de candidatura, nos processos padronizados o candidato não pede as cartas de recomendação para seus professores e depois as enviam para escola. Este procedimento é feito pela própria plataforma, que irá perguntar os dados do professor, como nome e email, e pedir a carta diretamente para ele. Depois de escrito, o mesmo enviará o documento à plataforma, sem o intermédio do candidato.

Envio e Resultado


Depois de concluídas todas estas etapas, o candidato já pode enviar a sua candidatura padronizada às escolas que selecionou anteriormente. Como este sistema é, em geral, usado no hemisfério norte, o processo se inicia entre novembro e janeiro e o resultado é divulgado pela escola de fevereiro a abril.


Como nós te ajudamos?


O Prep Change oferece um programa de 6 meses de mentoria online para jovens que querem terminar o ensino médio fora do Brasil. No programa, além de fazer parte de uma comunidade de jovens líderes, nossos mentorados recebem toda a preparação necessária para participar desses processos de aplicação. Nós acreditamos que os jovens da América Latina têm um ótimo potencial para conseguir bolsas de estudos e aprovações para estudar no exterior, portanto, não deixe de se inscrever!


99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo