Buscar
  • Theo Aldrighi

De mentee até mentor: minha experiência com o Prep Change | Prep Spotlight - Mentor


Luka Faccini Zanon foi mentee do Prep Change no ciclo 2020.01 e é atualmente mentor no ciclo 2020.02. Neste artigo compartilhará suas vivências e experiências que o levaram a estudar no exterior.




De onde venho


Antes de começar a contar sobre minha trajetória com oportunidades, sinto que devo dizer de onde venho.


Ao me mudar de São Paulo, capital, para Cuiabá-MT aos meus treze anos, vivi diversas experiências únicas relacionadas à minha educação. O IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, me acolheu de uma forma que jamais esperaria. Lá, pude conhecer diferentes realidades e identidades, e, acima de tudo, repensar o conceito de educação.


Ficava horas calculando quanto dinheiro da minha mesada eu teria que poupar para conseguir fazer um intercâmbio, um grande sonho meu, mas não achava que seria possível, a menos que gastasse uma fortuna.


À medida que amadurecia, estudar fora foi cada vez se tornando algo longe da minha realidade, e eu já estava quase conformado que aquilo não seria possível enquanto não trabalhasse – e com minha intensa carga horária, trabalhar era impossível.


Entretanto, no próprio IFMT, tive uma oportunidade fora de série para qualquer aluno de ensino médio: fui convidado pelo meu professor de inglês a participar de um projeto que me iniciaria em práticas docentes e na escrita acadêmica. E também comecei a praticar uma de minhas atividades que mais me orgulho, o English Game Arena. Com ele, professor Weslley, dei meus primeiros passos no mundo acadêmico e nas oportunidades extracurriculares. E foi tudo muito natural.


Encontro semanal do English Game Arena


Grupo de trabalho para a oficina “Aprender Jogando”, em 2019.


O reflexo de nosso trabalho veio como uma consequência: mais e mais estudantes começaram a participar de nossos encontros do English Game Arena, viajamos para apresentar trabalhos em eventos científicos, e algo totalmente inesperado aconteceu: consegui minha primeira bolsa para um summer camp nos Estados Unidos. E após isso, minha vida virou de cabeça para baixo.


Lá, conheci várias jovens engajadas que trabalhavam para solucionar problemas em suas comunidades. Uma delas, a Bruna, serviu como uma das minhas maiores fontes de inspiração para tentar oportunidades significativas na minha trajetória. Ela me mostrou que estudar no exterior sem gastar fortunas é possível, e isso me motivou.


Visita à Virginia Tech, em Blacksburg, EUA. Julho de 2019.


Ao voltar para o Brasil, entrei em grupos no Facebook (como o BSCUE), conversei com pessoas que tinham experiência no exterior, e pesquisei por conteúdos similares no Instagram e assim conheci o Prep Change.



Minha trajetória com o Prep Change


O Prep Change foi o primeiro programa de mentoria que participei. Por mais que meu objetivo na época fosse aplicar para universidades, eu achava legal a ideia de aplicar para escolas no exterior, e fiz desta motivação um objetivo.


Eu e Louise, CEO do Prep Cange, na Conferência Mapa Educação.


Por ser meu primeiro contato com pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo, dei meu máximo para aprender com os facilitadores dos workshops e webinars semanais, e pude compartilhar experiências com os outros Prep Changers. Através das atividades propostas pelo Prep, eu aprendia, estudava, e partilhava das minhas pesquisas com os amigos que fiz no programa.


Após me preparar, era hora de aplicar. E este foi um dos momentos de maior aprendizado e autoconhecimento que vivi. Escrever essays sobre mim, muitos deles em Inglês, um desafio recompensador: fui aprovado nos dois maiores programas de preparação para aplicação a universidades dos Estados Unidos: o BRASA Pré e o Oportunidades Acadêmicas, da EducationUSA. Além disso, participei de mentorias que me ajudaram na preparação de provas como o TOEFL com o Projeto Globalizando; pude desenvolver o English Game Arena para alcançar diferentes públicos na modalidade presencial e on-line; participei de um bootcamp da LALA; e também obtive uma das aprovações que mais desejava, por mais que achasse improvável: o Golden Achievement Award na Canada Star Secondary School, prêmio que garante uma bolsa completa na anuidade da escola a um único estudante do mundo.



Sendo mentor no Prep Change


Sem dúvidas, ter participado do Prep Change como mentee me auxiliou a desenvolver habilidades essenciais para construir a minha jornada. A bagagem de autoconhecimento que ganhei com trocas de experiências e aplicando para escolas é algo único e que sou muito grato por ter vivido. Hoje, sigo com meus planos, e tenho muito orgulho de poder estar contribuindo para a construção da jornada de mais jovens como mentor do Prep Change.


O Prep Change me abriu caminhos para lugares que nunca imaginei que fosse. tento levar isso para meus mentees. Assim como meu professor me ajudou de inúmeras maneiras a seguir com meus sonhos, acredito que ser o “empurrãozinho” necessário para meus mentees é algo que faz toda a diferença. Mal posso esperar para ver as próximas gerações de Prep Changers conquistando o mundo!

ENDEREÇO

HORÁRIO

CONTATE-NOS

São Paulo, Brasil

Seg - Sex:

08:00 - 17:00

  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020 por Prep Change

#prepchange (5)_edited.png