Conheça a Green School

Você já ouviu falar na Green School? É uma escola revolucionária e totalmente inovadora fundada em 2006 por John e Cynthia Hardy em Bali, na Indonésia. A ideia da concepção da escola veio desse casal após ler “Three Springs”, ficaram tão inspirados pela visão de uma comunidade de aprendizagem holística que quis trazer isso para uma escola. Juntando com a inspiração e o chamado que sentiram após assistir "Inconvenient Truth” , um documentário sobre sustentabilidade. A Green School foi inaugurada em 2008, uma das escolas mais verdes do mundo.


Apesar de ter sido fundado em Bali, hoje conta com uma rede de escolas Green School, na Nova Zelândia, África do Sul e Tulum. Com o propósito de educar para e na sustentabilidade, a proposta de seu currículo ‘vivo’ faz isso por meio da aprendizagem empreendedora integrada à comunidade, em um ambiente natural com um impacto ambiental quase zero.

O que torna Green School uma escola diferente de tudo que você já viu, é por ser em um campus totalmente integrado à natureza e não ter paredes, onde as aulas são praticamente ao ar livre. Toda a estrutura da escola é feita de Bambu, um material escolhido por ser uma matéria-prima bastante abundante na Indonésia, e por ser leve e resistente, já que por conta de muitos terremotos, é um bom material. Assim como os prédios, a lousa, as mesas e as cadeiras são feitas em bambu. Inclusive, as mesas dos alunos são feitas de uma maneira que dê pra colocar em círculo, ao invés do modelo industrial em fileira.

Os alunos são completamente livres, eles não precisam usar uniformes e podem ficar descalços se quiserem.

Os 75 prédios, são conectados por caminhos de pedra, e são abastecidos por energia renovável, sendo energia solar e biodiesel. Toda a água é reciclada, e os jardins são na verdade hortas, de onde vem grande parte dos alimentos consumidos na escola. Os alimentos que sobram são dados aos animais e as refeições são servidas em folhas de bananeira, completamente naturais e sem plástico. :)

Não tem eletricidade, pois não tem necessidade, como o uso de lâmpadas, já que a escola foi construída propositalmente para que usem a luz do dia, e o vento natural, ou seja, ar-condicionado e ventilador não são necessários.

O ensino é baseado em 4 vertentes, sendo emocional, espiritual, intelectual e sinestésico. As crianças e adolescentes aprendem na prática, pondo a mão, literalmente, na massa. Por exemplo, em uma das aulas os alunos aprendem a construir um celeiro, engenharia, matemática, empreendedorismo, biologia, física, comunicação, de maneira interdisciplinar.

Todo o lixo é reciclado, cada tipo tem um destino, e uma peculiaridade é que os sacos de lixo são feitos de tecido reciclável, ao invés de plástico.

Os banheiros são secos, isso significa que os vasos são separados dependendo do tipo de material orgânico, e disso é feita compostagem.

Os alunos entendem como a engrenagem da vida funciona na prática, desde como funciona o crescimento de uma planta, a reciclagem, a compostagem orgânica e a importância da água.

O método educacional da Green School ganhou um prêmio em 2012, o “Greenest School on Earth” por ser uma das referências mundiais de como aliar educação e sustentabilidade.

Você pode assistir o Ted Talk do Co-fundador John Hardy aqui

O que você achou da Green School? Colocaria na sua school list? Conta aqui pra gente!


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo