Como se destacar nas extracurriculares

Umas das partes mais importantes do application são as extracurriculares, são elas que demonstram para as escolas suas paixões, hobbies e conquistas.

Extracurriculares são todas as atividades que você realiza fora da sala de aula. Muitas coisas podem ser consideradas, como: praticar esportes, trabalho voluntário, tocar instrumentos, fazer um curso fora da escola, participar de clubes, criar um projeto social, são inúmeras opções!

Mas calma! Não adianta ter milhões de atividades e não se identificar, nem se destacar em nenhuma. Por isso no Prep Change sempre buscamos mostrar paixão, liderança e impacto em nossas atividades.



Sempre busque fazer algo que tem haver com você, não se prenda somente a trabalhos voluntários, existe uma lista infinita de possibilidades. Muitas pessoas quando começam a pensar na application, se inscrevem em atividades somente para “ocupar espaço”, pare!

Lembre-se desse trecho de Baltasar Gracián y Morales: “A perfeição não consiste na quantidade, mas na qualidade. Tudo o que é muito bom foi sempre pouco e raro, enquanto a abundância é pouco apreciada.”

Ou seja, você tem que aparecer no meio da multidão! Agora que você entendeu isso, sempre que for fazer algo se pergunte “Eu estou fazendo isso porque gosto ou apenas estou preenchendo um espaço?”


PLI: Paixão, Liderança e Impacto


Vamos analisar como esses três quesitos podem fazer a diferença.


Paixão: Estou fazendo algo que me deixa feliz e tenho prazer em fazer?

Liderança: Estou conseguindo inspirar, motivar e colocar meus planos em pratica?

Impacto: Estou conseguindo causar algum impacto com essa atividade?

Digamos que essa é a fórmula mágica para selecionar corretamente suas extracurriculares, use com sabedoria!


Nesse momento, um ponto essencial é o autoconhecimento, somente se conhecendo é que iremos descobrir nossas paixões e o que gostamos mais de fazer.


A importância do autoconhecimento


Todos nós temos sonhos e objetivos, e ao longo da vida esses sonhos podem mudar. É muito importante sempre buscar entender o que esta nos motivando.

Sempre mantenha a mente aberta para novas “aventuras”, busque conhecer novas atividades, assim você pode até mesmo descobrir uma nova paixão.

Tire um tempo para pensar em você, “Qual é o seu maior sonho?”, “Quais são suas maiores dificuldades?”.

Às vezes vivemos tão no automático que nos esquecemos de pensar em nós mesmos e esse é um processo SUPER importante para a construção do nosso application.


Hora de colocar suas extracurriculares na application!


“Ok, e agora? Onde coloco minhas extras?”. Um ótimo lugar para você apresentar são nas essays (redações), nelas você pode descrever suas extracurriculares e contar um pouco mais a fundo o porquê de ter escolhido e como isso te impactou, é o momento perfeito para você “vender seu peixe” e valorizar seu currículo.

Algumas extracurriculares precisam desse desenvolvimento, pois ela pode ter sido uma das que mais te impactou, mas olhando apenas uma pequena descrição, não temos noção disso.

Porém você não precisa obrigatoriamente escrever sobre isso nas suas essays, por exemplo, se você realizou algum trabalho voluntario, você pode pedir para alguém envolvido te escrever uma carta de recomendação, isso é algo bem interessante, pois o admission officer terá um olhar mais amplo de você.



Qual é a melhor extracurricular?


Por ultimo, é importante ressaltar que não existe a “melhor extracurricular”, como vimos acima, cada pessoa tem suas paixões e isso é o mais importante, é isso que nos torna único e nos faz destacar na hora do desempate! Seja você mesmo, mostre sua essência e tudo irá dar certo!

Muito obrigado por ler até aqui, e não se esqueça, menos é mais! Com o tempo você irá descobrir quais atividades tem mais haver com você.

150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo