Buscar
  • Murilo Weissheimer

O processo de candidatura para estudar o Ensino Médio no exterior

Atualizado: Out 10

Já pensou em terminar o Ensino Médio em um colégio fora do Brasil? Isso é possível, e nesta matéria iremos te explicar como funciona o processo de candidatura em escolas de ensino médio no exterior.


O que é?


Em diversos países, existem escolas de ensino médio que aceitam estudantes internacionais, onde o aluno mora na própria escola ou vive com uma família hospedeira da região. Na maior parte das vezes, são escolas particulares que costumam cobrar valores bem altos de seus alunos. Entretanto, muitas delas oferecem bolsas de estudo que podem chegar a até 100% do valor. Para se candidatar a uma vaga nessas escolas e concorrer a uma bolsa, é necessário passar por um longo processo seletivo. A finalidade deste processo é tanto analisar o desempenho acadêmico do candidato, como também conhecê-lo como pessoa, entendendo os valores, objetivos, habilidades e outros fatores importantes do aplicante. Logo abaixo, apresentamos cada uma das etapas deste processo.


Organizar a Lista de Escolas


Há inúmeras escolas de ensino médio em diversos países do mundo, por isso é necessário fazer uma lista das escolas que você gostaria de aplicar. Essa lista pode ser feita baseada em diversos fatores, como localidade, documentos exigidos, programas educacionais oferecidos, quantidade de bolsas ofertadas, entre outros. Essas escolas podem ser encontradas em sites como o Boarding School Review e o International Baccalaureate Website e também em blogs do assunto, como aqui no do Prep Change.


Primeiro Email


Após selecionar as escolas que você pretende aplicar, a próxima etapa é entrar em contato com cada uma delas. Neste primeiro email, se apresente e mostre que tem interesse em aplicar para esta escola, perguntando se a mesma oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais e sobre o seu processo seletivo.


Preparação dos Documentos


Assim que a escola responder o email explicando sobre as bolsas e o processo de candidatura, é hora de preparar os documentos exigidos. Geralmente, são solicitados:


- Personal Statement: um pequeno texto sobre você, contando seu passado, ambições e interesses.

- Histórico Escolar: o registro acadêmico contendo as suas notas em cada matéria que você frequenta ou frequentou durante os últimos dois ou três anos.

- Currículo: um breve documento descrevendo sua formação educacional, qualificações anteriores, experiências, habilidades, etc.

- Carta de Recomendação: uma carta escrita por seu professor (geralmente de matemática e inglês) descrevendo as suas qualidades e habilidades.

O processo e documentos requisitados variam de acordo com a escola, mas essa é a estrutura que é geralmente utilizada. Também nesta etapa ou até anteriormente pode ser solicitado as suas notas em exames padronizados, os quais explicaremos melhor a seguir.


Exames Padronizados


Muitas escolas, principalmente as localizadas na América do Norte, exigem que os seus candidatos realizem exames padronizados, como o SSAT, exames de proficiência na língua ou testes desenvolvidos pela própria escola. Essas provas podem ser aplicadas tanto presencialmente, em centros educacionais próximos de você, quanto de maneira remota online.

Entrevista


Depois de enviar as suas notas dos testes exigidos, é hora da entrevista, que pode ser realizada online ou presencialmente. Nesta reunião formal, a escola irá te fazer perguntas a fim de te conhecer melhor, onde você pode mostrar as suas características, habilidades e pontos fortes que não foram mencionados anteriormente. O time de admissão quer saber se o candidato é o tipo de aluno que se encaixa na escola.


Análise Financeira


Dependendo da escola, esta etapa pode ser realizada junto com o envio dos outros documentos, como também somente depois da entrevista. Aqui será analisado a sua condição financeira, onde pode ser decidido o valor da bolsa que lhe será oferecida e até ajuda monetária, caso necessário.


Resultado


Após todas estas etapas, a escola divulgará se você foi aprovado ou não, com ou sem bolsa de estudos. No hemisfério norte, este processo geralmente se inicia entre novembro e janeiro e pode ser concluído de fevereiro a abril.


Como nós te ajudamos?


O Prep Change acredita que os jovens da América Latina têm um ótimo potencial para conseguir bolsas de estudos e aprovações para estudar no exterior. Por conta disso, nós oferecemos um programa de 6 meses de mentoria online para jovens que querem terminar o ensino médio fora do Brasil. Assim, além de se juntar a uma comunidade de jovens líderes, nossos mentorados recebem toda a preparação necessária para participar desse processo de aplicação.


ENDEREÇO

HORÁRIO

CONTATE-NOS

São Paulo, Brasil

Seg - Sex:

08:00 - 17:00

  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020 por Prep Change

#prepchange (5)_edited.png