Como melhorar seu application para a UWC: desvendando todo o processo

Quem nunca já babou em um colégio da rede UWC (United World Colleges), não é mesmo? Essa rede internacional composta por dezoito colégios espalhados pelo mundo inteiro é o sonho de milhares de estudantes que sonham em conquistar oportunidades internacionais. Além disso, o movimento United World Colleges tem como objetivo o entendimento entre as diferentes nações através da educação e da interação entre estudantes de diferentes países, vivendo e trabalhando juntos.

Se você está se perguntando neste exato momento: “E como que eu faço para aplicar para a UWC?”, esse post foi feito especialmente para você! Confira a seguir!


Mas afinal, o que os colégios UWC buscam?

Muitas pessoas fazem esse tipo de pergunta quando estão procurando saber mais sobre a UWC e seus respectivos colégios. Pode parecer uma pergunta complexa, mas na realidade a resposta está diante dos nossos olhos.

Os colégios UWC buscam representatividade, ou seja, eles buscam basicamente realizar todo um movimento cultural, visando unir pessoas, nações e culturas, sendo voltados principalmente para o enriquecimento humano.

O que me faz ser um candidato elegível para aplicar para a UWC?

Ao aplicar para a UWC, o aplicante deve cumprir alguns requisitos básicos, e esses são:

• Estar cursando o equivalente ao 1º ou 2º ano do Ensino Médio (9th ou 10th Grade) no momento da inscrição;

• Ter entre 15 e 18 anos

• Ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil com RNE;

• Não ter chegado à etapa final, caso tenha participado do processo seletivo em anos anteriores;

• Ser aprovado no seu ano escolar entre o início do processo seletivo e as etapas finais.

Vale lembrar que não é necessário o conhecimento prévio de línguas estrangeiras. A fluência de candidatos não será testada como critério de seleção, e caso você ainda tenha alguma dúvida, você pode acessar o site da UWC Brasil clicando aqui, e você será redirecionado à página que consta essas informações.

Como funciona o processo de seleção sem si?

Agora que já explicamos um pouquinho sobre o que a UWC busca em sua seleção e os critérios básicos que te tornam elegível para aplicar para a UWC, chegou a hora de destrincharmos todo o processo em si.

Primeiramente, antes de dar início a todo o processo, é necessário realizar a sua inscrição. Normalmente, as inscrições abrem no meio do ano e nela serão inseridas apenas informações básicas. Mas vale lembrar que há uma taxa de inscrição, mas que é possível pedir isenção.

O processo seletivo da UWC consiste em 3 etapas:

1. Prova online e avaliação do perfil do candidato

2. Entrevistas Online

3. Etapa final (imersão)

Pode parecer pouca coisa, mas não se deixe enganar! O processo é tão complexo quanto o de qualquer outra aplicação para boarding schools que você for tentar fazer, então não julgue o livro pela capa!

ETAPA 1: Prova online e avaliação do perfil do candidato

A primeira etapa de todo o processo, como já diz o nome, é uma prova online. O conteúdo da prova cobre primordialmente o currículo do ensino fundamental, além de noções sobre questões sociais, econômicas, políticas e culturais contemporâneas. Você pode checar o conteúdo da prova clicando aqui!

Os candidatos mais bem classificados na prova terão seus formulários de apresentação pessoal revisados e serão convidados para a fase de entrevistas, ou seja, a segunda fase.