- Theo Aldrighi
COMO MELHORAR O NÍVEL DE INGLÊS PARA AS APLIAÇÕES: VEJA DICAS E TÉCNICAS DE ESTUDOS

Todos sabem que falar Inglês é uma vantagem enorme, que abre inúmeras possibilidades profissionais e pessoais, o que leva a muitas considerarem aprender o idioma. Entretanto, sair da ideia de querer aprender a língua, para de fato fazê-lo, pode ser uma tarefa complicada: cursos de língua caros, gramática confusa e outros afazeres.
Além disso, para enfrentar o processo de aplicação para as boarding schools é necessário ter um um bom nível de fluência na língua inglesa em diferentes habilidades: ler, escrever, ouvir e falar.
Mas, a boa notícia, é que existem sim possibilidades de aprender e aprimorar o Inglês, de maneiras descontraídas, envolventes e gratuitas! Nesse artigo vou compartilhar três dicas que funcionaram comigo, e que podem ajudar vocês também!
Mude o seu “mindset” para Inglês
Na escola principalmente, o Inglês é apenas mais uma matéria, que o aluno estuda por uma ou duas horas por semana, e faz alguns exercícios. Esse tipo de “aprendizado” é ineficaz, pois é apenas uma forma de memorização, que a curto prazo, para aprender os básicos, pode funcionar, porém ao longo prazo se mostra incapaz de ajudar com um aprendizado mais profundo.
Para ter um nível mais avançado no idioma, é necessário mais do que conhecer bem as regras gramaticais, e vocabulário - é necessário pensar e raciocinar naquele idioma. E um curso escolar não oferece isso.
Você agora deve estar se perguntando: o que devo fazer então?
Torne o Inglês parte da sua vida!
Assistir Netflix, ou vídeos no youtube, e colocar a legenda em inglês; pesquisar a letra da sua música preferida, e ver a tradução para cada palavra; assistir Tik Toks internacionais e conhecer novas gírias - Pequenos atos como esse, fazem uma grande diferença, pois criam uma imersão e familiaridade com o idioma - essencial para desenvolver fluência.
Use a Internet!
Por mais óbvio que pareça, uma grande vantagem que nós, jovens da “Gen Z” (Geração Z) temos, é o acesso ao mundo na palma da nossa mão - Faça proveito disso!
Há diversos aplicativos, pagos e gratuitos, para interagir com falantes de Inglês, ou apenas para treinar a gramática, leitura, “speaking” e “listening. Alguns exemplos são:
Busuu: Além de ter exercícios grátis de 20+ línguas, você pode se conectar com falantes de inglês, que estão no app aprendendo outras línguas, e praticar o idioma. Tudo isso de forma gratuita.
Duolingo: Talvez o aplicativo para aprender línguas mais conhecido no mundo. Também gratuito, oferece inúmeros exercícios interativos para treinar o Inglês.
Quizlet: Plataforma interativa com quizzes variados. Muito bom para treinar o vocabulário. Também gratuito.
Italki: Oferece aulas de línguas online com professores nativos. É pago, porém, como a aula é diretamente agendada com o professor, tem um custo benefício maior, em comparação a outros cursos.
Tenha paciência e consistência
Os resultados podem não ser imediatos e demorar um tempo para serem percebidos. Entretanto, não tem erro: treinando a língua com uma alta frequência, e tornando-a parte do seu cotidiano, você irá melhorar significativamente.
Depois de decidir quais são seus objetivos em relação à língua, quebre-os em pequenas metas diárias, como assistir um vídeo de vinte minutos com legenda em inglês por dia, por exemplo e siga-os. Consistência é essencial nesse processo.
Aplicativos como google task ou google calendar ajudam a manter controle disso.
Para concluir, acho importante ressaltar que para aqueles que querem estudar fora, uma ajuda especializada para fazer o application, pode facilitar muito esse processo de aprendizado. Portanto, o Prep Change é mais que uma boa escolha para quem quer este tipo de ajuda. Há mais de 2 anos nós estamos fazendo com que jovens da América Latina consigam atingir seus objetivos de estudar no exterior, e isso pode ajudar estudantes como vocês!