Como Fazer um School Profile

Muitas vezes, alguns aplicantes adquirem uma ideia errada sobre o school profile; às vezes, eles acreditam que é a coisa mais difícil de se obter ou que dá um trabalhão para fazer, ou até mesmo que esse documento é feito pelo counselor e que ele não deve se preocupar com isso. Mas ao contrário de tudo isso, o school profile não é um bicho de sete cabeças! Mas sim, devemos dar bastante atenção a ele pois ele pode mostrar aos admission officers todo o seu contexto acadêmico. Ficou curioso? Confira!



O que é o famoso School Profile?


O School Profile não é nada mais que um documento sobre a escola em que você está estudando no momento da sua application, ou seja, você não precisa fazer um School Profile para todas as escolas que você já estudou na sua vida, como muitos pensam (isso sim ia dar um trabalhão!). Ele também serve para mostrar aos admission officers o contexto em que você está inserido academicamente falando, explicando como funciona o seu sistema de notas.

Mas como assim?

Por exemplo, vamos supor que Joãozinho da Silva estuda no colégio Prep Change. Suas notas são entre 7 e 8. Notas bem medianas e normais, né? Pois o school profile de Joãozinho diz ao contrário. Segundo a distribuição de notas da escola dele - presente no school profile-, apenas 2% dos alunos conseguem essas notas e praticamente a média da escola inteira está entre 5 e 6. Isso mostrou o contexto acadêmico de Joãozinho, provando que a escola dele é muito difícil e que ele está entre os alunos com as notas mais altas.


Além de tudo isso, o school profile ainda irá apresentar outras informações relevantes sobre a sua escola, como rankings e aceitações em universidades nacionais, por exemplo, para mostrar ainda mais o seu contexto acadêmico.


Como fazer?


Se você achava que era o seu counselor que fazia o seu school profile todinho para você, você estava enganado. Na teoria o responsável pela construção desse documento seria sim o seu counselor ou a própria escola, porém como no Brasil a maioria esmagadora das escolas não têm o costume de mandar alunos para o exterior, a construção do school profile fica por conta do próprio aplicante. Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a fazer o seu school profile. Mas por onde começar? Bom, a primeira coisa a se fazer, é separar uma lista de tudo o que precisa ir no seu documento. Segue uma listinha com alguns elementos que são importantes no seu school profile:



Mas obviamente, nós aplicantes meros mortais não temos acesso a todas essas informações que dizem respeito à média dos alunos, rankings, e outras coisas, então como conseguir essas informações? A resposta é bem óbvia: com o seu counselor! Converse com ele e peça as informações mais complexas de se conseguir e o resto você pode tentar achar no site da sua escola - caso ela tenha um.


Os melhores aplicativos e softwares para construir o seu school profile


Agora chegou a hora de estruturar o seu documento. Mas qual aplicativo usar? Bom, existem dezenas de aplicativos e softwares bem fáceis de utilizar e que podem deixar o seu documento muito bonito. Antes de falar sobre os aplicativos que você pode usar, nós vamos dar algumas dicas em questão de design:

  • Use a paleta de cores da sua escola. Por exemplo, se a sua escola tem como vermelho e cinza suas cores principais, não tenha medo de usá-las ao montar seu school profile.

  • Coloque uma foto da sua escola! Fotos deixam tudo com um ar mais visual e deixam o seu documento mais bonito.

  • Seja criativo. Não tente utilizar um modelo totalmente branco e sem graça. Experimente diferentes layouts.

Agora listando os aplicativos mais recomendados para construir um school profile perfeito:


Adobe InDesign: Esse é o programa mais indicado, pois nele você tem milhões de possibilidades se souber fazer o bom uso dele.


Canva: Esse é o queridinho de muitas pessoas, pois ele é muito prático e rápido de usar.


Google Docs ou Microsoft Word: os dois não tem muita diferença então vamos considerar eles no mesmo tópico. Esses softwares são muito bons também mas não permitem tanta liberdade criativa.


Alguns exemplos de School Profile de escolas brasileiras!


Para finalizar o nosso post, separamos aqui alguns exemplos de school profile de escolas brasileiras! Sabemos como é difícil conseguir se basear em um school profile de uma escola americana, que não tem nada a ver com o Brasil. Por isso aqui estão três exemplos de schools profile de escolas brasileiras para ajudar vocês:


Exemplo 1 Exemplo 2Exemplo 3




E aí? Curtiu o nosso post? Ainda tem alguma dúvida sobre o school profile? Então deixe nos comentários! Não esqueça de compartilhar esse post com algum amigo que também tem dúvidas sobre essa parte da application, e não esqueça de deixar o coraçãozinho no post!


47 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo