Como fazer um portfólio artístico

Se você pretende aplicar para alguma escola ou universidade no exterior e escolheu cursos em Artes como cinema, fotografia, moda, atuação, entre outros, provavelmente vai ser cobrado que você envie um portfólio artístico.


“Mas o que é isso?” É basicamente um documento com alguns modelos do seu trabalho, exemplo: caso você pretenda cursar moda, deverá enviar alguns desenhos ou designs que você já desenvolveu.



Como posso começar a desenvolver o meu?


Antes de tudo, é importante ressaltar que você deve ter muita organização nessa hora, pois o processo de aplicação possui muitas etapas, e se você não planejar seu tempo, acabará fazendo tudo correndo.


Depois disso, selecione alguns trabalhos já feitos anteriormente por você que poderão ser colocados no seu portfólio, e caso não tenha nenhum interessante, comece a fazer!


Geralmente é pedido uma média de 12 exemplos de trabalhos, podendo ser menos ou mais, então o recomendado é que você faça vários para poder escolher os melhores.


Qual a importância do portfólio artístico?


É com ele que irão avaliar suas habilidades e paixão pelo determinado tema. Mas também é importante lembrar que as escolas ou universidades que você for aplicar não estão procurando perfeição, até porque você irá aperfeiçoar suas habilidades no curso.


Porém, como outros estudantes também irão enviar seus portfólios, você deverá usar o seu para se destacar e mostrar seu diferencial, é nesse momento que você demonstrará para o admission officer porque você e seu trabalho são únicos!


Use referências de outros estudantes


Pesquise portfólios de outros estudantes aprovados que já enviaram para as escolas que você pretende aplicar, assim você terá uma idéia de como desenvolver o seu e como é o perfil de um documento bem feito e aprovado.


Também é importante lembrar que esse momento é para ser usado apenas como uma inspiração e te dar uma noção de como um bom portfólio é montado, não copie o trabalho de outras pessoas, plágio é crime!


Em qual formato devo enviar?


Isso depende muito de como são seus trabalhos, pois caso você faça vídeos e fotografias, obviamente irá mandar em formato digital, porém em casos como arquitetos e outras artes realizadas mais no papel, é interessante variar os formatos, o que deixará seu portfólio único e com um diferencial.


Como organizar meu portfólio?


Tente não perder o foco, se seu curso será sobre cinema, envie trabalhos relacionados a esse assunto, eles não querem ver trabalhos sem nenhuma ligação com o curso escolhido. Envie fotos com boa resolução e organize seu portfólio cronologicamente e com documentos legíveis.


Coloque também certificados ou prêmios caso você tenha recebido, ou até mesmo festivais ou eventos sobre o assunto que você tenha participado, isso deixará seu documento ainda melhor.


Na hora de juntar todos os seus trabalhos tente colocar em uma ordem que faça sentido para o avaliador, você pode colocar seus trabalhos não tão bons primeiro e terminar com seus atuais para demonstrar sua evolução, ou pode colocar seus melhores exemplos primeiro e terminar com os não tão bons, entenda seu portfólio e escolha o melhor modo de montar.


Lembre-se, escolha trabalhos relevantes e recentes, não coloque algo que você fez há mil anos e nem você se lembra mais, escolha com sabedoria.


Mantenha a calma e aproveite esse momento!


Torne essa parte divertida, faça seu portfólio artístico com calma e dedicação e aproveite para se divertir. Treine bastante antes e observe seus erros para ir aprimorando. Varie nos trabalhos, experimente novas técnicas e principalmente, transmita sua essência!


A calma leva a perfeição e na hora do avaliador ver seu portfólio ele irá saber se foi feito com pressa, por isso, vá fazendo aos poucos, cada dia faça uma parte e assim no final tudo ficará harmonizado e organizado.


Gostou de entender como é o processo de montar um portfólio artístico? Também pretende aplicar para algum curso relacionado a Artes? Nos conte nos comentários!


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo