Como fazer um currículo de forma correta?

Você já teve dificuldades na hora de montar seu currículo? Não sabe como organizar as informações? Então o post de hoje será perfeito para você! A partir de agora você irá entender como um currículo deve ser feito, além de receber algumas dicas para fazer o seu se destacar no meio dos concorrentes.



Como formatar meu currículo?


Nessa parte, lembre-se sempre que: menos é mais! A não ser que sua profissão ou interesse tenha a ver com design gráfico, o melhor é deixar seu documento com o menor número de informações visuais.


Procure centralizar seu nome em negrito com uma fonte grande na parte de cima da página, logo abaixo adicione seus dados pessoais como endereço, telefone e email. Você também pode deixar algumas partes em itálico, caso queira dar destaque a elas.


Educação


Sempre inicie com suas formações acadêmicas, caso ainda esteja cursando o ensino médio, informe o nome da escola, ano que está cursando, sua nota média e a data de conclusão. Se estiver fazendo um curso superior, técnico, pós graduação ou mestrado, inclua essas mesmas informações com a adição do nome do curso que você está matriculado.


Experiência profissional


Em todo o caso, organize suas experiências em ordem cronológica inversa, das mais recentes para as mais antigas, isso facilita a leitura do avaliador e valoriza seu currículo.


Comece citando o nome do local ou da organização onde exerceu seu cargo e logo depois especifique qual cargo você desempenhou, nessa parte, é interessante colocar as informações em negrito. Também não esqueça de colocar a data de início e fim, ou caso ainda esteja exercendo, coloque presente. Por fim, adicione uma breve descrição do que você faz nessa atividade e quais habilidades desenvolveu ao longo da experiência.


Bônus: Você pode dividir suas experiências por habilidades, como "experiências administrativas", "experiências de comunicação", e por assim em diante.

Cursos, habilidades e informações adicionais


Aqui você pode explorar bastante o que colocar, tudo irá depender do seu perfil e da vaga que você está buscando. Também é possível dividir em seções, exemplo:


Cursos onlines ou complementares: Adicione informações sobre qual é o tema do curso, tempo de duração ou outras referências adicionais.


Habilidades: Caso você seja fluente ou conheça bastante algum idioma, coloque nessa parte, aproveite também para citar premiações, certificados e outros conhecimentos, como em informática.


Recomendações e referências


É muito interessante disponibilizar ao fim do seu currículo alguns contatos de quem você já tenha trabalhado junto, dessa forma, o avaliador poderá contatá-los para pedir informações adicionais sobre você. Lembre-se de pedir autorização antes para quem você for colocar de referência, converse com eles e explique sobre a vaga na qual você está se candidatando.


Revise todos os dados


Antes de finalmente enviar seu documento, leia-o novamente, prestando atenção para checar se você não cometeu algum erro de digitação, também verifique se os materiais estão na ordem correta e se está tudo compreensível para quem for ler.


Por último, nunca minta no seu currículo! Pode parecer tentador, porém, no momento em que você for realizar a entrevista, o avaliador poderá descobrir que as informações não eram verídicas e você perderá sua vaga. Seja verdadeiro sempre! Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre como montar o seu currículo, comente aqui embaixo: Qual o seu emprego dos sonhos?

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo