Como entrar no mundo de oportunidades

É comum que, após descobrirmos esse imenso mundo das oportunidades acadêmicas, ficarmos desesperados querendo entrar em todas de uma vez e abraçar o mundo, mas calma! Hoje iremos te mostrar como você pode entrar nesse universo e priorizar o que é mais importante para você.



Siga páginas que divulgam oportunidades


Hoje em dia existem milhões de páginas que estão sempre publicando processos seletivos, cursos gratuitos, workshops, feiras científicas, entre outros. São várias chances para estudantes do ensino fundamental à graduação. Para encontrar essas páginas basta fazer uma pesquisa rápida no Instagram. Outra dica é seguir hashtags com assuntos como: #estudos, #extracurricular, #estudante, e assim por diante.


Defina seus objetivos


Para evitar que você queira abraçar o mundo, separe um dia para sentar e pensar no seu futuro, onde você quer chegar? É importante que saiba o porquê está fazendo tal oportunidade, dessa forma, você não fará nada apenas por fazer.


Obs: Uma dica é separar uma folha em três partes e escrever os seguintes tópicos: "Sonhos", "Metas" e "Fazendo". Nos sonhos coloque o seus maiores sonhos, não se preocupe em sonhar grande nesse momento, nas metas coloque o que você precisa conquistar para chegar aos seus sonhos, e em fazendo coloque o que você está fazendo para conquistar suas metas e sonhos. Com isso você já conseguirá iluminar um pouquinho seu caminho a ser percorrido.


Compartilhe com os amigos


Acredite, ter alguém para conversar sobre oportunidades é uma ótima forma de manter o foco, você pode criar um grupo com seus amigos para conversarem sobre suas experiências e compartilharem oportunidades que acharem interessantes. Isso te manterá motivado e seus amigos irão poder dividir seus conhecimentos com você.


Após a primeira porta, milhares de outras se abrem


Após você começar a se candidatar para suas oportunidades favoritas, inevitavelmente, outras irão surgir, é automático, talvez até mágico! Você irá adquirir mais autoconfiança e verá que você é capaz de tudo, receber um sim é uma sensação ótima! Por isso, se arrisque mais, e lembre-se: o não você já tem.


Tipos de oportunidades


O que muitos não sabem é que não existem apenas cursos, existem muito mais opções nesse mundo acadêmico para você explorar, como por exemplo: cursos, workshops, iniciação científica, feiras científicas, competições, olimpíadas de conhecimento, programas de verão, simulações da ONU, voluntariado, entre outras.


Como você viu, existem chances para todos os gostos, você pode experimentar e ver qual você se identifica mais e, quem sabe, descobrir até uma nova paixão!


Pesquise!


O ponto principal para você conseguir encontrar as oportunidade é estar sempre pesquisando sobre elas, e se você está lendo esse post já é um ótimo sinal! Você está buscando mais informações e isso é primordial. Muitos esperam que tudo caia aos seus pés, mas nós já estamos cansados de saber que: só conquista quem corre atrás!


Por isso, comece aos poucos e, quando se sentir confiante, busque mais chances, porque o importante é você realizar tudo no seu tempo e fazer o que gosta. Esperamos ter ajudado a entender um pouco sobre esse enorme mundo acadêmico, comente aqui embaixo: o que você gosta de fazer no seu tempo livre?


103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo