Como encontrar informações sobre escolas internacionais

Uma parte importante do application process para fazer o ensino médio no exterior, é montar uma lista de escolas que combinem com seu perfil. Isso pode ser uma tarefa bem desafiadora, pois leva tempo para pesquisar e encontrar todas as escolas que atendam o que você está procurando.

Todas essas informações são importantes ter em mente ao montar a sua school list, para que você encontre a escola certa para você.

Mas como você encontra todas essas informações na imensidão da internet? Se você quiser descobrir, continue aqui!





Data Sets


Se você está se perguntando o que é um Data Set, é um conjunto de dados sobre algum lugar, ou nesse caso específico, sobre uma escola. Ter essas informações irá te ajudar a escolher quais escolas farão parte da sua school list. Por exemplo, o Common Data Set é uma iniciativa que ajuda estudantes a encontrarem dados sobre universidades estadunidenses, infelizmente está disponível apenas para universidades. Mas existem outras alternativas para quem está aplicando para boarding schools.


International Schools Database


O primeiro é o International Schools Database. É um site onde você pode procurar por escolas de 138 cidades de todo o mundo, totalizando mais de 2.700 escolas. Para encontrar mais facilmente a escola que se adequa ao que você está procurando, existe a opção de usar os filtros, além de que você também pode encontrar todos os detalhes de cada escola. Como tamanho das turmas, quais os tipos de atividades extracurriculares, número de nacionalidades representadas, regras da escola, quais as opções de transportes, ou quais idiomas os professores falam.

Criando uma conta, você responde um questionário sobre suas preferências, e o site te fornece uma lista com as escolas que se encaixam em seu perfil, além de ter um score de cada escola, e as avaliações de outras pessoas. Assim você cria uma lista, compara escolas, e fica mais fácil quais escolas farão parte da sua school list final.



Niche


Um site muito útil para quem está pesquisando escolas, é o Niche. Um lugar onde você não apenas encontra informações precisas sobre escolas, como é possível filtrar por localidade, afiliação religiosa, escolas só de meninas, ou de meninos, ou mista, qual currículo, se IB (International Baccalaureate), AP (Advanced Placement), ou se você está apenas procurando por Boarding Schools. E não apenas isso, você pode ler reviews de outros estudantes dessa escola e o que elas estão achando ou acharam de viver e estudar naquele ambiente.

Ao pesquisar por uma escola específica, você encontra informações sobre a classificação da escola nos rankings (lembrando que nem sempre é válido montar a sua school list pelos rankings, ok?), informações sobre o processo de aplicação da escola, como quais dias são as deadlines, qual o valor da taxa, e quais são os testes padronizados requeridos, se houver algum.

O recurso favorito do Niche de muitos estudantes é poder entender melhor como é a cultura daquela escola e qual o perfil dos estudantes dali. Além de informações sobre eventos escolares e tradições. Como é a diversidade econômica e racial dos estudantes. E qual a proporção de aluno-professor. Dados e informações sobre clubes e atividades da escola. E em caso de Boarding Schools, sobre como são os dormitórios. Além de quais são os melhores pontos turísticos da cidade e atividades, que são legais para fazer nas horas livres.


Boarding School Review e The Association of Boarding Schools


Agora, se o seu foco é apenas Boarding Schools, o Boarding School Review, e o The Association of Boarding Schools (TABS), sites focados apenas em Boarding Schools. Ambos são bem parecidos com o Niche, a diferença é que o TABS abrange EUA e Canadá, enquanto o Boarding School Review apenas nos EUA.

No Boarding School Review você encontra tudo sobre Boardings, como guias sobre admissões, bolsas, além de listas de escolas. O site tem a ferramenta de comparar escolas para escolher a melhor opção, caso você esteja em dúvida.

O TABS além de oferecer uma ampla pesquisa de Boardings, também oferece quais são os Summer Programs disponíveis, feiras e eventos de admissões, além de falar sobre as temidas entrevistas. Também tem uma parte do site voltado para Estudantes Internacionais, onde o foco é tirar dúvidas sobre o processo.


National Center for Education Statistics


Se você está procurando um banco de dados mais complexo e com mais informações sobre uma escola específica, você ficará contente com o National Center for Education Statistics. Um banco de dados sobre escolas estadunidenses ou de países que os EUA administram, como Puerto Rico. É como se fosse o IBGE da Educação Norte-Americana. O NCES faz parte do Instituto de Educação e coleta, analisa e publica estatísticas sobre educação e informações financeiras dos distritos escolares e armazena informações de mais de 7.000 Escolas e Universidades. Portanto, não é um bom lugar para procurar escolas, e sim para encontrar informações sobre uma escola específica que você está em dúvida se coloca na sua school list ou não.

Para procurar uma escola, você seleciona se deseja procurar por nome, cidade ou estado. E escolher se deseja encontrar uma escola privada ou pública. Você consegue encontrar informações mais específicas, como um gráfico com a quantidade de estudantes de uma determinada origem étnica ou quantos dias letivos a escola terá de aulas.

Também é possível encontrar informações de escolas pelo Departamento de Educação de cada estado. Cada Departamento tem um Diretório com informações de cada escola daquele estado. Como por exemplo o Massachusetts Department of Elementary and Secondary Education, do estado de Massachusetts, nos EUA.


International Baccalaureate Diploma Programme


Se o seu sonho é fazer o ensino médio em uma escola que ofereça o IB, é possível pesquisar quais são as escolas que oferecem esse currículo, no próprio site do Programa. São mais de 5.500 escolas ao redor do mundo em 159 países. Na seção de pesquisa, você pode adicionar um filtro, se você estiver procurando por uma região específica ou uma língua de instrução.

Você pode escolher entre as regiões (Americas, Asia Pacific, Africa, Europe, Middle East), países, de apenas um gênero ou misto.

Em seguida, aparecerá quais são as disciplinas disponíveis daquela escola.



Lembrando que se você estiver procurando por informações específicas sobre uma escola, o mais fácil a se fazer é procurar pelas informações no próprio site da escola, mas se não tiver disponível o que você estiver procurando, não custa nada mandar um e-mail.


Eu espero que as informações tenham sido úteis para montar sua school list da melhor maneira possível. Lembre-se de que quanto mais você pesquisar sobre as escolas que você pretende aplicar, mais refinada será sua lista e consequentemente maior será a sua chance de entrar em uma delas. Se você quiser saber mais sobre o que deve ter em uma school list, você pode conferir esse post aqui do Prep Change.

13 visualizações0 comentário