Como cuidar da saúde mental durante a application

Que a application é um processo longo e desgastante você já sabe, mas você sabe como cuidar da sua saúde mental durante esse processo? Bom, isso é fundamental para que você (não surte) faça a sua application da maneira mais saudável possível. Para isso você irá precisar de três xícaras de foco, duas xícaras de contato com outros aplicantes, 4 colheres de gerenciamento de tempo, 1 ½ xícara de paciência e 1 colher bem cheia de autoconhecimento para fazer esse bolo crescer. Lembre-se de separar 1 caixa de autocuidado para a cobertura. Bom, e agora vamos ao modo de fazer? Let's go!





Autoconhecimento


Uma das coisas mais importantes para fazer um bolo crescer é o autoconhecimento. Imagina você juntar todos os ingredientes e o bolo ficar duro e pesado sem aquela consistência fofinha? Por isso ele é o ingrediente principal que irá fazer seu bolo se desenvolver durante esse processo.

Mas autoconhecimento não é algo que se compra no mercado, nem algo que se adquire de uma vez, leva tempo. E é importante lembrar que assim como um rio, nós mudamos o tempo todo e por isso sempre teremos mais a aprender sobre nós mesmos. Uma dica essencial é fazer terapia, principalmente durante a application, irá te ajudar a lidar com tudo, além de ser uma maneira extraordinária de se conhecer. Claro que não é a única, mas todos deveriam fazer terapia.

Escrever sobre seus sentimentos também é uma ótima maneira de se autoconhecer, falar com outras pessoas sobre seus sentimentos, gravar um áudio sobre como uma situação específica te fez ficar feliz ou triste. Existem muitas maneiras de conhecer a pessoa que você é.


Gerenciamento de Tempo


Saber administrar o recurso mais democrático que existe é uma habilidade. Sim, eu to falando de gerenciar seu tempo. É preciso de sabedoria. Mas não é um bicho de sete cabeças.

Existem muitas ferramentas úteis para você fazer isso. Mas antes você precisa decidir se prefere ferramentas digitais ou físicas, ou até ambos. Por exemplo, eu amo ter contato com papel, apesar disso, acho lindo quem consegue usar planner ou agenda, mas eu não consigo me adaptar, e por isso pra mim funciona melhor organização digital. Viu como é importante o autoconhecimento? Pra você descobrir isso, você precisa ir testando e ver qual você se sente mais à vontade e qual te ajuda mais.


É muito importante delimitar metas diárias e prioridades, pois às vezes o dia parece longo, mas não dá pra salvar o mundo em um dia. Você é um super herói humano, e (infelizmente) eu tenho certeza de que você não tem o Vira-Tempo da Hermione, ou uma máquina de voltar no tempo (mas se você tiver me empresta?) e seu poder não é esse, é gerenciamento de tempo. Um poder que todo mundo pode adquirir com disciplina (inclusive outro poder). Você não acha que os poderes humanos são legais?

Foco


Por falar em gerenciamento de tempo, isso me lembra a importância de ter foco. Você tem quantos braços? Sim, dois! Você não é um polvo. Portanto, você não pode abraçar o mundo inteiro, se não você ficará sem braço pra você. Quando fazemos um milhão de coisas, não fazemos nenhuma direito, e nossa energia fica dividida. Mas quando focamos em menos coisas, conseguimos ir mais longe. E lembre-se que constância e dedicação é super importante na application, pois isso mostra paixão, e quando você ama algo, você vai longe e causa impacto. E o impacto, meus caros amigos, demonstra liderança. Algo que os admissions officers mais procuram em candidatos. Por isso, meu principal conselho é, não faça um milhão de extracurriculares ao mesmo tempo, pois além de você ficar esgotado, você não conseguirá focar em nenhuma direito, já que qualidade é muito mais importante que quantidade. Lembre-se do sábio gato Cheshire de Alice: “Quando você não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve”, e de novo, aqui entra novamente a importância do autoconhecimento.

Claro que é essencial fazer coisas novas pra descobrir do que você gosta, mas lembre-se da importância do foco durante a application.


Autocuidado


Se seu sonho é estudar fora, eu tenho certeza que você pensa nisso o tempo todo, ou a maior parte do tempo (não pensamos quando estamos dormindo, afinal) e focamos tanto nisso, então nos preparamos estudando pra provas, melhorando nosso inglês, escrevendo e reescrevendo redações, nos preparando para entrevistas, tentando conciliar a escola e ainda precisamos ter vida social. Ufa! Muita coisa né? Mas acabamos esquecendo de um dos ingredientes mais importantes pra tudo dar certo: Autocuidado. Não somos uma máquina ou um robô, e terá dias que não teremos energia e outros que estaremos com todas as pilhas carregadas. Mas como lidar com dias ruins? Ter uma rotina e o hábito de praticar autocuidado é uma das coisas mais importantes. Nem só de estudar vive o aplicante, é necessário cuidar de si também. Quando falamos de autocuidado, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é fazer uma skin care ou lavar o cabelo, mas na verdade autocuidado não é só isso. Autocuidado é um cuidado com o seu ser por completo. E seu corpo é apenas uma parte dele. É necessário cuidar do seu emocional, espiritual, social e intelecto. Sempre pense, o que eu posso fazer de bom por mim hoje?

Passear com o seu pet, parar pra olhar as nuvens no céu, escutar os passarinhos, fazer exercício ou dançar escutando sua música favorita no chuveiro, arrumar seu quarto, conversar com alguém importante, ler um livro apenas por prazer, sem obrigação. Fazer meditação e respirar fundo em situações de estresse. Mas é importante ter uma rotina com autocuidado, e não apenas fazer quando você estiver mal. Inclusive o gerenciamento de tempo é um deles. Respeitar seus limites também.


Apoio e comunidade


Frustração é algo que sempre vai ter em qualquer planejamento, meta ou sonho. Faz parte do processo. Mas é super importante lembrar que existem coisas que você simplesmente não tem controle sobre. Não tente controlar o incontrolável. Você não é o Thor, muito menos o Chronos. Não dá pra controlar a tempestade, você pode ter controle apenas sobre como você reage. Não dá pra subir a escada de uma vez, é pra isso que existem os degraus. Mas se não tiver um corrimão por perto, você pode acabar caindo. Por isso é importante ter uma rede de apoio. Que te segurará quando você quiser desistir. Fácil você sabe que não é, mas pode ficar melhor de suportar se você puder contar com pessoas que se importam contigo e acreditem em seus sonhos. Apoio de uma comunidade é muito importante, principalmente conhecer pessoas que também estão aplicando. É ótimo poder conversar com alguém que sabe exatamente como você está se sentindo.


Frustração e sobre se comparar


Principalmente nos piores dias, quando nos sentimos um fracasso e que nada que fazemos importa, também conhecido como os dias de autossabotagem. Quando você entra naquele loop infinito de comparação, onde todo mundo do planeta é melhor que você. E você cria mil teorias diferentes sobre porque você não merece passar, e como vai ser trágico quando você não conseguir realizar seu sonho. Por isso eu sempre digo, trabalhe com um dia de cada vez, você não sabe o que acontecerá amanhã, porque a verdade é que não temos controle de praticamente nada. Apenas faça o seu melhor, da melhor maneira que puder, com tudo que estiver ao seu alcance.

E se der errado, lembre-se que fracasso não é perder, é desistir. Quando erramos, apenas descobrimos que o nosso caminho não é por ali, você precisa procurar outro caminho. Quando não der certo, não mude o sonho, mude o plano. Como já dizia o cara que descobriu a relatividade, insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Thomas Edison tentou mil vezes antes de criar a lâmpada elétrica, mas você acha que ele fracassou? Ele apenas encontrou mil caminhos diferentes de como não fazer uma lâmpada.

E o mais importante, quando se sentir atrasado, lembre-se que a vida não é uma corrida, nem uma competição, não existe atrasado, existe o seu tempo. Imagina ser igual a outras 7 bilhões de pessoas, o quão chato seria? Very boring, right?


O medo do “fracasso”


E por último, mas não menos importante, não foque em “chegar lá”, foque em aprender com cada erro, viver todos os dias seu sonho e de evoluir. Não existe “chegar lá”, você nunca vai se sentir pronto, o mundo não precisa de pessoas prontas, o mundo necessita de pessoas que fazem o que acreditam e de pessoas que seguem seu coração, independente se a maré está dizendo pra você ir por outra direção. Você acha que Martin Luther King se sentia pronto para liderar uma das maiores revoluções de direitos civis da história? Ou que Steve Jobs se sentia pronto para criar uma das empresas mais revolucionárias de todos os tempos? Ou que Marie Curie se sentia pronta após descobrir dois elementos da tabela periódica e ganhar dois prêmios Nobéis? Ou que Rosa Parks se sentia pronta ao recusar se levantar pra um homem branco, e assim se tornar um dos símbolos históricos dos direitos negros? Será que Ada Lovelace se sentia pronta após criar o primeiro código do mundo e ser a pessoa a descrever o funcionamento de um software e uma das responsáveis por criar um computador?

NÃO! Essas pessoas tinham medo, mas mesmo assim elas fizeram história.


O mais legal é a jornada


Para escalar uma montanha, nosso foco não deve ser chegar no topo, deve ser escalar a montanha. Pois o nosso sonho se realiza enquanto a escalamos. A graça não está no pote de ouro no fim do arco íris, está na jornada de andar em um arco íris. E no final temos uma consequência de como nos saímos, seja o ouro, fixar uma bandeira no pico do Everest, ou chegar no topo da escada. Receber uma carta de aceitação é apenas uma consequência. Não foque nela, foque em tentar ser o melhor que você puder todos os dias, sabendo que o seu 100% não é igual todos os dias. Não temos a constância de uma máquina, somos água, que tem flexibilidade e pode se moldar ao que precisamos. Mas assim como um gelo, ou uma água fervendo, precisamos de tempo e paciência para nos transformarmos. Nossos processos não são lineares.

Portanto, não existe uma fórmula mágica de fazer esse bolo, pra cada um será diferente, por isso teremos +7 bilhões de bolos de diferentes tamanhos, formatos e cores.


A saúde mental é a parte mais importante do processo de application, por isso é essencial entender isso. Para que seu sonho se realize é importantíssimo cuidar de si em primeiro lugar. Lembra da metáfora da máscara de oxigênio do avião? Só é possível realizar seus sonhos, ajudar outras pessoas, e ser feliz se sua saúde mental estiver em dia! Por isso, compartilhe esse post com quem você sabe que está precisando dessas dicas e lembrar juntos que não somos máquinas.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo