Buscar
  • Murilo Weissheimer

Como começar a aplicar para escolas de ensino médio no exterior

Atualizado: Out 15

Você quer aplicar para escolas de ensino médio no exterior mas não sabe como começar? Então esta matéria é para você! A seguir, explicaremos como procurar escolas para aplicar e selecioná-las, como escrever o primeiro email e as características de cada tipo de escola e país. Está com dúvidas sobre as etapas do processo? Entenda tudo nesta matéria.


Onde encontrar as escolas?


As escolas de ensino médio no exterior que aceitam estudantes internacionais podem ser encontradas em sites específicos de pesquisa, como:

- Boarding School Review: contém uma lista de Boarding Schools focada na América do Norte;

- International Baccalaureate: contém a lista de (quase) todas as escolas que oferece um dos programas do International Baccalaureate (IB);

- Gateway to Prep School: contém a lista de todas as escolas que usam o sistema de aplicação padronizado do Gateway to Prep School.

- Standard Application Online: contém a lista de todas as escolas que usam o sistema de aplicação padronizado do SAO.

- Ravenna: contém a lista de todas as escolas que usam o sistema de aplicação padronizado do Ravenna.

- Duolingo English Test: contém a lista de todas as escolas que aceitam o Duolingo English Test como teste de proficiência na língua inglesa;

- Sites especializados: existem sites que disponibilizam uma lista de escolas elaborada por eles. Inclusive, em breve, nós do Prep Change iremos disponibilizar uma lista com mais de 100 escolas de ensino médio para aplicar no exterior, fique atento!


Tipos de escolas


Existem diversas escolas de ensino médio ao redor do mundo com diferentes características. Podemos separar os tipos de escola por cada tópico, começando por estrutura, onde existem: Day Schools, escolas em que os alunos estudam durante o dia e depois voltam para onde residem; Mixed ou Week Schools, escolas em que os alunos residem na instituição de segunda a sexta, voltando para suas casas no final de semana; e as Boarding Schools, onde os alunos moram na escola durante todo o ano letivo. Há tipos de escolas baseados no gênero de seus alunos, podendo ser somente para meninos, somente para meninas ou para todos os gêneros.


A maioria das escolas no exterior são preparatórias: com um programa acadêmico rigoroso e focado na aprovação em universidades, como o International Baccalaureate e o AP Capstone Program. Também há escolas com outros focos, como artes ou esporte, podendo conter o programa educacional comum do país em que se localiza ou também um dos programas já citados.

Phillips Andover Academy


Diferenças educacionais por região


Cada região do nosso planeta tem características diferentes quando se trata de escolas de ensino médio. As escolas mais procuradas pelos estudantes internacionais são as Boarding Schools, pois a maioria dos candidatos não tem como morar em outro país fora da escola. A região que contém a maior quantidade desse tipo de escola é a América do Norte, principalmente nos Estados Unidos. Neste país, assim como no Canadá, o processo de admissão padronizado, o qual explicamos nesta matéria, é muito utilizado e a oferta de bolsas de estudo e auxílio financeiro é bem frequente. As escolas norte americanas são geralmente preparatórias, focando nos resultados acadêmicos e visando a aprovação nas melhores universidades do país.


A Europa é outra região que também tem inúmeras Boarding Schools. Há diversas bolsas disponíveis nas escolas europeias, mas fique atento a sua elegibilidade e as taxas. Na Ásia, África e América Latina também existem escolas de ensino médio que aceitam estudantes internacionais, mas a quantidade é menor, como também a oferta de bolsas. Na Oceania, são encontradas muitas Boarding Schools, mas o processo de admissão para estudantes internacionais é mais complicado, resultando em poucas escolas disponíveis a candidatos brasileiros.


Lembrando que a América do Norte, América Central, Ásia e norte da África se encontram no Hemisfério Norte, onde o ano letivo começa em agosto ou setembro e termina em maio ou junho. Já a América do Sul, Oceania e sul da África se encontram no Hemisfério Sul, onde o ano letivo começa em fevereiro ou março e termina em novembro ou dezembro.


Como escrever o primeiro email


Após levar em consideração todas as informações acima e elaborar a sua lista de escolas, é hora de enviar o seu primeiro email a equipe de admissão. Este email é a maneira de entrar em contato com a escola, a fim de tirar dúvidas sobre o processo de aplicação, bolsas ofertadas, elegibilidade para as mesmas, etc.


Comece com uma breve apresentação sua e indique o seu interesse em aplicar para estudar na escola em questão. Nesta parte, procure relacionar valores, diferenciais e oportunidades que a escola oferece com suas habilidades e desejos, mostrando o porquê uma vaga na instituição é tão importante tanto para você quanto para a escola.


Em seguida, comente sobre a bolsa de estudos, caso você precise de uma, fazendo as perguntas necessárias e apontando as suas habilidades e capacidades para merecer a bolsa, anexando seu currículo ao final. Use uma linguagem formal para escrever o email e lembre-se que, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica. Boa sorte!

Como o Prep Change pode te ajudar?


Gostaria de um auxílio individualizado neste processo de aplicação? Então se inscreva no próximo ciclo do Prep Change, um programa de 6 meses de mentoria online para jovens que querem terminar o ensino médio fora do Brasil! Nós do Prep Change acreditamos que os jovens da América Latina têm um ótimo potencial para conseguir bolsas de estudos e aprovações para estudar no exterior. No programa, além de se juntar a uma comunidade de jovens líderes, nossos mentorados recebem toda a preparação necessária para participar deste processo de aplicação.

ENDEREÇO

HORÁRIO

CONTATE-NOS

São Paulo, Brasil

Seg - Sex:

08:00 - 17:00

  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020 por Prep Change

#prepchange (5)_edited.png