Como aproveitar o Gap Year

E aí, futuro estudante internacional, está indeciso sobre qual caminho escolher no último ano da escola? Dedicar-se totalmente a escola ou entrar no processo de application? Quer uma ajudinha para tomar essa decisão? Então, é só continuar lendo este post ;)



O último ano do ensino médio brasileiro não é nada fácil e você deve saber bem disso. Provas, Enem, vestibulares, cobranças… Todos esses fatores juntos contribuem e muito para as decisões tomadas ao longo deste ano escolar, decisões essas que tornam-se muito mais complicadas quando se sonha em estudar fora.

O processo de application em si é muito trabalhoso e, na grande maioria das vezes, conciliar o mesmo e os estudos é missão para louco, digo isso no sentido literal. É preciso ter muito cuidado com a saúde mental durante esse momento.

Além disso, nem sempre a escola pode dar o suporte necessário para esse processo, ou por não ter conhecimento ou por não ter condições para tal suporte. Nestes casos, optar por dedicar-se a um de cada vez é a melhor opção, o Gap Year está aí para isso!


O Gap Year

O que é Gap Year? Literalmente, é um ano sabático, uma transição entre a saída do Ensino Médio e o ingresso no ensino superior, College. Ok, mas qual é a função dele? Te ajudar no processo de aplicação! O Gap Year permitirá que você fortaleça seu perfil acadêmico, participando de extracurriculares e summers. Além de melhorar sua organização, mais tempo para montar seu cronograma de application e montar sua College List, por exemplo. Só não vale encarar como um período de férias.


Confira algumas oportunidades para participar durante o Gap Year:


  1. Watson Accelerator

O Watson Accelerator é um programa híbrido projetado para empreendedores orientados a impacto que buscam elevar seus empreendimentos com acesso a uma rede global. Por meio deste programa de 18 semanas, os bolsistas participarão de cursos práticos em áreas como desenvolvimento de liderança e aplicação de habilidades empreendedoras práticas em seus empreendimentos.



2. The New York Times Gap Year Program

O programa Gap Year é projetado para qualquer pessoa de 18 a 21 anos que esteja adiando a faculdade ou tirando um tempo para parar, pensar e refletir. O Gap Year acontece em um ambiente que fomenta a inclusão, a tolerância e a criatividade. Durante um programa de 6 ou 12 semanas, os alunos interagem com alguns dos principais pensadores do mundo que estão cobrindo as questões importantes do nosso tempo em assuntos globais, política e muito mais.



Ainda em dúvida?

Lembre-se de levar em consideração sua disponibilidade de tempo e sua saúde física e mental. O Gap Year pode ser um momento muito importante de autoconhecimento, além de um período mais tranquilo para fazer os testes de proficiência e padronizados. Pense no que será melhor para você e, por fim, não se engane ao imaginar que o Gap Year é um ano perdido.


Gostou do post, aplicante? Está pensando em tirar Gap Year, têm dúvidas ainda? Então, coloca aqui nos comentários e se tiver algum amigo na mesma situação, já compartilha com ele. Não esqueça de deixar seu coraçãozinho :)


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo