Buscar
  • Theo Aldrighi

Como é estudar no primeiro “Traveling High School” do mundo - Entrevista com aluna


Effie-Ling Heslop


Think Global School (TGS) é a primeira escola no mundo em que o estudante têm a oportunidade de estudar enquanto viaja ao redor do globo. Além disso, sua proposta inovadora conta com um sistema educacional disruptivo, e um programa extenso de bolsas de estudos.


Para falar sobre o tema, entrevistamos Effie-Ling Heslop, aluna do segundo ano do ensino médio na THINK Global School, para conhecer mais sobre o programa e sua experiência pessoal.


Abaixo você pode conferir nossa conversa com a Effie:


Conte-nos um pouco sobre você.


Meu nome é Effie-Ling Heslop, tenho 17 anos de idade e sou meio-inglesa, meio-finlandesa, porém de origem Chinesa. Atualmente sou uma aluna da THINK Global School e moro na Finlândia, mas passei boa parte da minha infância morando na América do Sul,


O que é THINK Global School?


É o primeiro “Traveling High school” do mundo - com alunos de mais de vinte países, é uma escola itinerante, em que o aluno viaja e mora em doze países diferentes, num período de três anos. Também é “Project-Based Learning”, o que dá uma grande flexibilidade para o aluno escolher as áreas que irá estudar, e aprender por experiência, crescendo a partir de erros. Além disso, é um ensino altamente individualizado, com uma proporção 4:1.


O que é Project Based Learning (PBL)?


Project-Based Learning é quando o aprendizado é baseado em projetos. Na TGS isso significa que não há aulas nos moldes tradicionais que estamos acostumados. Há dois tipos principais de projetos: Os que o próprio aluno escolhe o tema que irá estudar, e os que são liderados por professores, e no final de cada um deles, um produto final é compartilhado com o resto da escola e comunidade TGS. É muito rico, pois o aluno começa ativamente direcionar seu próprio aprendizado, o que o torna muito mais interessante em minha opinião, e o conteúdo aprendido começa a fazer sentido na vida real.


Por que você aplicou?


A verdade é que o sistema educacional que está em vigor no mundo hoje não é mais relevante no nosso contexto. Mesmo tendo estudado na Finlândia, um dos países com a melhor educação no mundo, não me sentia realizada com um aprendizado majoritariamente baseado em provas e notas, que não levar outros aspectos em consideração. É necessária uma mudança. Portanto, a proposta da TGS que mescla experiências globais, com um sistema de educação inovador e centrado no aluno, me atraiu muito.


Quem deve aplicar?


“Pessoas que são pessoas de verdade”- Viver com outros trinta jovens de realidades completamente diferentes pode ser um grande desafio, sendo assim estar com a mente aberta e disposto a se adaptar a diferentes circunstâncias e experiências é essencial. Além disso, estar, de verdade, disposto a errar e aprender com esses erros, é essencial, pois no PBL, se aprende com a experiência acumulada, e errar é um parte grande desse processo. Mas diria que o mais importante é ser alguém que tenha (e que acredite que tenha) algo de novo para acrescentar ao mundo.



Como é o processo de aplicação?


O processo de aplicação é completamente online e não há taxa de inscrição. Há vários estágios diferentes (em torno de cinco), em que o aplicante escrever essays, é entrevistado diversas vezes e justifica porque elx é umx “good fit” para a escola. É um processo extenso e cansativo, porém acredito que importante, já que é importante para o aplicante conhecer bem a escola e ver se seus valores se alinham.



Qual sua parte favorita da escola?


É um pouco clichê, mas com certeza as pessoas! Em tempos normais diria sem dúvida que é viajar, claro, porém como não viajo há um bom tempo por causa da COVID-19, acabei percebendo que o que mais importante são meus colegas, que me fazem aprender diariamente, e com quem partilhei muitos momentos felizes.


Há bolsas disponíveis?


A escola tem uma política “need based”, o que significa que a escola analisa a situação financeira da família, e caso o aplicante seja admitido, pagará apenas o que puder.


Algo mais a adicionar?


Seja curioso e não deixe de perseguir suas interesses - Isso te levará longe!



Esse é um programa com um processo de admissão competitivo e com altas cobranças ao aluno, entretanto, e escola pode ser considerada generosa, pois oferece várias bolsas de estudos. Para jovens que têm iniciativa e sabem que podem contribuir para transformar o mundo e estão dispostos a pôr a mão na massa, essa é uma grande oportunidade.

11 visualizações

ENDEREÇO

HORÁRIO

CONTATE-NOS

São Paulo, Brasil

Seg - Sex:

08:00 - 17:00

  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020 por Prep Change

#prepchange (5)_edited.png