Brasil vs EUA: Sistema Educacional

Atualizado: há 4 dias

O-lá jovem padawan! Se você já assistiu um filme de Ensino Médio que se passa nos Estados Unidos, ou já conhece sobre o processo de application, você deve ter notado que há muitas diferenças entre o sistema educacional brasileiro e o americano, seja em relação às extracurriculares oferecidas, à estrutura da escola ou até mesmo pelo modelo de ensino. Se você quer saber mais sobre isso, só continue lendo o post! :)


Metodologia de Ensino

Uma das melhores partes do ensino estadunidense são as aulas avançadas que os alunos podem optar por fazer conforme seus interesses, além de diferentes aulas que não são comuns no Brasil, como artes visuais, como compor uma música, ou a história do ballet. Existe uma grande preocupação para que os alunos aprendam e consigam aplicar seus conhecimentos no mundo real, por isso há muitas aulas práticas, além de aulas como carpintaria, culinária e educação financeira.

Diferente do Brasil, onde o foco é que o aluno tenha conhecimentos gerais sobre diversos temas e somente no Ensino Superior, poderá “escolher” uma área a qual deseja focar.

Calendário e aulas

Algo interessante é que a maioria dos sistemas educacionais seguem as estações do ano, o calendário escolar nos EUA é diferente do Brasil justamente por isso, já que lá as estações são o contrário, por estar em outro hemisfério. Por isso as aulas começam no Outono entre Agosto e Setembro e terminam entre Maio e Junho. As férias prolongadas que aqui no Brasil são de Dezembro a Fevereiro, por estarmos no verão, que lá já é inverno, por lá acontecem entre Junho e Agosto, o período do verão por lá. No fim do ano, eles apenas tiram um break de duas semanas para o Natal e o Ano Novo e já voltam em janeiro.

É comum que as aulas no Brasil seja durante um período, ou integral, nos EUA o tempo que os alunos passam na escola é de 7 horas por dia. Onde normalmente começa por volta das 8h30 e acaba por volta das 15h30.

Atividades Extracurriculares

Nos EUA, as escolas costumam ofertar para seus alunos inúmeras atividades extracurriculares, mas por aqui no Brasil, isso não é algo tão comum nas escolas tradicionais, visto que não tem tanta importância para entrar na faculdade, algo diferente por lá. Algumas escolas têm disciplinas obrigatórias a qual os alunos são obrigados a participar de um programa de verão todo ano, ou ao menos um trabalho voluntário durante as férias, já que eles vêem que dessa maneira os alunos podem descobrir suas habilidades e aptidões. Clubes, Summers programs e trabalhos voluntários são muito comum de estudantes estadunidenses estarem participando.

Método de Avaliação

O sistema de notas nos EUA também é diferente, no Brasil o sistema de notas é baseado em uma escala de números de 0 a 10, ou 0 a 100, já nos EUA, esse sistema é feito por letras, sendo A, B, C, D e F, junto de sinais positivos e negativos. Também há um sistema de créditos, que juntamente com as notas somam para determinar se o aluno será aprovado ou não. Entram para os créditos atividades como, quantidade de faltas, atividades extracurriculares, horas de serviço voluntário, e participações em sala de aula.

A+ = 9,6 - 10 ou A- = 9,0 - 9,4

B+ = 8,6 - 8,9 ou B- = 8,0 - 8,5

C+ = 7,6 - 7,9 ou C- = 7,0 - 7,5

D+ = 6,6 - 6,9 ou D- = 6,0 - 6,5

F = 0 - 5,9 (abaixo da média)

Infraestrutura

Comparando a estrutura das escolas públicas e privadas no Brasil, você provavelmente sabe que a diferença é grande. Já nos EUA, não existem grandes diferenças, a infraestrutura de escolas públicas e privadas é praticamente igual, que disponibilizam laboratórios de química, biologia, salas de teatro, ginásios para a prática esportiva, como ginásios e quadras.

Uma curiosidade é que mesmo as escolas públicas não são totalmente públicas, isso porque os pais ainda pagam taxas mensais para colaborar com as despesas, claro que um valor bem abaixo da mensalidade das escolas privadas.

E aí, pra qual país você prefere ir? Conta pra gente aqui nos comentários! Gostou? Então compartilhe com os amigos, e não esqueça de deixar o seu coraçãozinho! ❤️

Até a próxima!


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo