A escola não apoia na application, e agora?



O-lá, aplicante! Se você está passando pelo processo de application, e estuda em uma escola brasileira, é praticamente certo que você deve estar lidando com algumas dificuldades pela diferença do ensino do Brasil versus ao de outro país, principalmente se você quiser ir para o hemisfério norte, onde tudo praticamente na educação é completamente diferente. Então pega uma água ou um chá, e relaxa que eu vou te ajudar.

Primeiramente, qual é o papel da escola no application?

Que o processo de application é extremamente cansativo e longo, você já sabe. Notas, exames de proficiência, testes, cartas de recomendação, extracurriculares, honors, essays, e a lista parece infinita. Mas tudo isso se torna mais fácil quando você tem pessoas pra te ajudar, como contar com o apoio da escola. A começar pelos seus professores, que irão enviar as cartas de recomendação, seu counselor escolhido, que poderá ser seu coordenador, ou até outro professor, responsável por enviar seu histórico escolar, uma das cartas de recomendação e o seu school profile.

Como a minha escola pode colaborar com o processo?

Para isso acontecer e você poder contar com o apoio da sua escola, é imprescindível o diálogo. Explique a importância disso pra você, e os seus motivos para estudar fora do Brasil. E o mais importante, explicar como funciona o processo. Porque afinal, no começo você também estava confuso sobre tudo, e agora para que a sua escola te ajude, você também precisa ajudá-los. Mesmo que algumas coisas ainda não estejam claras para você, vocês poderão aprender juntos.

Por isso, explique o que cada pessoa deverá fazer, como seus professores irão fazer as cartas de recomendação (tem um post aqui sobre cartas de recomendação =D), e como o seu counselor deverá te apoiar. É importante explicar da melhor maneira possível para seus professores e possível counselor como eles irão te ajudar, o mais recomendado é criar um documento de suporte com todas as informações, além de fazer uma chamada de vídeo para a comunicação fluir melhor.

Quais são as principais dificuldades que a escola e o aluno podem enfrentar?

A diferença acadêmica brasileira comparada com as escolas de outros países (principalmente se for um país desenvolvido) é gritante. Isso você já percebeu, certo? E por causa disso podem haver algumas dificuldades. Como você perceber que seus professores estão muitos ocupados e ausentes e estão tendo dificuldade de encontrar tempo pra te ajudar, a mesma coisa pode acontecer com o seu counselor.

Muitas vezes são os próprios alunos que fazem tudo, como traduzir os documentos escolares, criar o school profile, e em alguns casos fazerem as cartas de recomendação para os professores assinarem e aprovarem, papéis que deveriam ser de outras pessoas. Isso acontece muito, principalmente em escolas onde os professores estão sobrecarregados e não conseguem tirar um tempo. Claro que esse cenário não é o ideal, mas é o mais comum.

Algumas escolas brasileiras são internacionais e são conhecidas por enviar vários alunos para estudar exterior, nesse caso a escola conhece o processo de application e te ajuda, em muitos casos é a própria escola que divulga a possibilidade de um aluno brasileiro ir estudar fora, mas escolas assim não fazem parte da realidade no Brasil, visto que são escolas particulares de elite.

Como lidar com a elitização da application?

Para alguns alunos o processo de application pode ser mais difícil do que para outros. Os exames e testes, quanto de proficiência quanto padronizados são caríssimos, visto que o preço é em dólar, e o real não anda muito valorizado, né? Nem sempre terá um test center na sua cidade e será necessário se deslocar e se hospedar em outro lugar, além de que muitas vezes para se candidatar ainda tem as taxas. Além de poder precisar de traduções juramentadas e apoio ao aluno com toda a candidatura e ajuda com essays, school list, entrevistas, testes. Ufa, muita coisa! Dá uma leve sensação de que é necessário vender seu rim para pagar tudo.

Felizmente, esse processo está ficando cada vez mais democrático. Há um tempo atrás, os testes de proficiência não custavam menos que mil reais, hoje já existe o Duolingo English Test, com um preço mais acessível, além de ser feito online de casa, com a possibilidade de conseguir isenção.

Devido a pandemia muitas escolas são test optional, o que pode facilitar bastante, e você pode pedir uma fee waiver (nada mais, nada menos do que uma isenção da taxa) se você não puder pagar. E traduções juramentadas na maioria das vezes não são necessárias, um professor do idioma da escola do aluno pode traduzir caso haja necessidade. E hoje em dia, existem muitas opções de fazer mentoria gratuita (muitas delas, ainda são voltadas para quem está aplicando para faculdade fora), e claro o Prep Change também te ajuda com a application para boarding school, além de ter bolsas disponíveis pra quem não pode pagar.

O que fazer quando a escola não te ajuda e você se sente sozinho no processo?

Ta aí, um dos cenários mais comuns do aplicante brasileiro (infelizmente). Como o processo de application ainda é bastante elitizado, muitas pessoas não o conhecem, nem a própria escola, e acontece muito de quem está aplicando ser o único aluno da escola, ou ter pouquíssimos outros. Se esse é o seu caso, saiba que você não está sozinho. Você pode estar tendo dificuldade de falar com seus professores, eles podem estar atrasando as cartas, seu counselor pode não ter conseguido encontrar tempo para falar com você, ou pode estar te ignorando. Saiba que se você já tentou de tudo, e ainda não está funcionando, a culpa não é sua. Veja se faz sentido mudar de counselor ou de professor, se não for possível, lembre-se de que sempre há uma solução, e você vai encontrar uma.

Existe uma comunidade gigante de aplicantes brasileiros que você pode encontrar um abraço amigo (mesmo que virtualmente), como páginas no Instagram e grupos de mentoria. Inclusive se você tiver qualquer dúvida, grita aqui nos comentários ou no direct do Prep que amaremos te ajudar.

Gostou? Então compartilhe com os amigos, e não esqueça de deixar o seu coraçãozinho! ❤️

Até a próxima!


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo